Edição anterior (1766):
quarta-feira, 11 de setembro de 2019
Ed. 1766:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1766): quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Ed.1766:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
Edyr Raposo
COLUNISTA

 

 A MULHER MARAVILHA desta semana é Carolina Aguiar que estudou jornalismo na Estácio de Sá.

EMPREGOS

Até 13 de setembro, a Estácio promoverá sua 3ª Feira Virtual de Estágios e Empregos, da qual poderão participar alunos, egressos e não alunos. Para acessar o conteúdo, os interessados deverão fazer seu pré-cadastro no link: https://portal.estacio.br/feira-empregabilidade/. Durante este período, 24 horas por dia, será possível conferir carreiras em evidência e mais de sete mil vagas que serão oferecidas para estudantes de todo o Brasil. 

SERRA SERATA

Além da gastronomia típica – ponto alto da festa -, a Serra Serata vai contar com quase 40 atrações que prometem fazer o público mergulhar na cultura italiana durante os cinco dias de evento – que acontece de 18 a 22 de setembro, no Palácio de Cristal. A decoração nas cores da bandeira do país europeu vai completar ainda mais o clima e transformar um dos atrativos mais movimentados de Petrópolis em uma verdadeira piazza italiana. Na programação estão atrações como dança folclórica, performance de violinos, shows, contação de histórias para as crianças, entre outras, todas gratuitas.

CONVOCAÇÃO DOS CONCURSADOS

Na última quinta-feira (05/09), a presidente da Comissão de Defesa da Educação na Câmara, vereadora Gilda Beatriz (MDB), afirmou a necessidade de convocação dos concursados de 2015 para o preenchimento das vagas de professores e profissionais de apoio. “O concurso de 2015, para preencher vagas na área da educação, teve a sua validade prorrogada até este ano. Por qual razão estes profissionais não estão sendo convocados? É muito importante que o Executivo cumpra as suas promessas junto a categoria”, declarou a vereadora Gilda Beatriz.

PREVENÇÃO DA SAÚDE

O vereador Justino do RX (MDB) encaminhou recentemente ao executivo do município uma indicação legislativa dispondo sobre a criação do Programa de Prevenção da Saúde à Doença de Endometriose. O texto propõe que o programa seja oferecido através do SUS, e que deverá ter avaliações médicas periódicas e a realização de exames clínicos e laboratoriais. Também indica que o município poderá estabelecer cooperação técnica com os hospitais privados na realização de exames.

FIGURINO

 Já estão abertas as inscrições para os interessados em participar da Oficina Prática de Figurino com Raquel Theo, um dos projetos selecionados no edital lançado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) para receber financiamento do Fundo Municipal de Cultura. Destinado a estudantes e profissionais da área, qualquer pessoa pode se inscrever, gratuitamente, por e-mail, no endereço: oficinaraqueltheo@gmail.com, até o dia 18 de setembro. A oficina acontece de 23 a 27 deste mês, das 10h às 13h, no Centro de Cultura Raul de Leoni

PETRÓPOLIS DA PAZ

Escolas da rede municipal poderão participar da roda de conversa "Lidando com conflitos, mágoas e danos", que será promovida durante a 2ª Semana da Mediação" promovida pelo Programa Municipal de Pacificação Restaurativa - Petrópolis da Paz". Poderão participar alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental da rede municipal. O evento ocorrerá no dia 22 de setembro.

SAMU

A Câmara Municipal aprovou nesta semana em primeira discussão Projeto de Lei dos vereadores Hingo Hammes e Maurinho Branco permitindo que pessoas com plano de saúde atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) sejam levadas para estabelecimentos de saúde privados. Hoje todos são levados primeiramente para unidades públicas de saúde e só depois podem ser transferidos.

SAÚDE

Na sessão plenária a vereadora Gilda Beatriz (MDB) denunciou as irregularidades encontradas na área da saúde em sua última fiscalização. A parlamentar vistoriou o Posto de Saúde Vila Felipe na última segunda-feira (26/08). No local, a vereadora encontrou problemas estruturais, como infiltrações no teto e portas quebradas. Além disto, Gilda constatou a falta de alguns medicamentos, como o remédio de pressão Losartana.

DEFESA CIVIL

Os moradores das comunidades Águas Lindas e Calembe, em Nogueira, receberam as equipes do programa Defesa Civil na Sua Casa para vistorias preventivas. Os técnicos realizaram 15 atendimentos somando as duas localidades, e a partir de agora, os relatórios serão encaminhados para as pastas e órgãos responsáveis. A iniciativa da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias tem a finalidade de trabalhar antecipadamente nos bairros, atendendo a população durante o período de estiagem.

CURSOS

Espanhol, música, graffiti, dança, teatro, desenho técnico, automaquiagem, judô, acompanhamento pedagógico, artesanato e informática. Esses são os cursos que ainda tem vagas disponíveis no Centro de Ensino Darcy Ribeiro, da Secretaria de Educação. As vagas são para o turno da manhã e voltadas para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de Educação

RIOCARD

Os clientes da RioCard em Petrópolis já conseguem trocar gratuitamente o seu cartão Expresso antigo pelo novo Riocard Mais. O cartão de bilhetagem evoluiu para facilitar e melhorar a experiência dos passageiros que contam agora com mais informações e serviços disponíveis em um aplicativo, com plataforma de atendimento ao cliente por meio da inteligência artificial e um clube de vantagens, que garante descontos em pontos comerciais conveniados. A troca do cartão é simples e rápida: basta o cliente apresentar o modelo antigo em um dos seis postos de troca. No ato, todas as informações do cartão, tais como, saldo e recargas, serão transferidas integralmente para o novo cartão. Não é necessário apresentar documentação. A troca é gratuita e limitada a cinco cartões por cliente.

MANUAL DE CALÇADAS

O Manual de Calçadas Acessíveis, documento construído pela prefeitura com apoio da Firjan e da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), foi apresentado na Câmara Municipal. O presidente em exercício, vereador Maurinho Branco (PP), e os vereadores Marcelo Lessa (SD) e Marcelo da Silveira (PSB), além de representantes dos vereadores Silmar Fortes (MDB), Jorge Relojão (PRP) e Gilda Beatriz (MDB), acompanharam a explicação do coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Dalmir Caetano, que fez a explanação sobre o documento que apresenta orientações técnicas sobre como devem ser feitos e conservados os passeios públicos.

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

A Guarda Civil promoveu uma palestra sobre "Educação no Trânsito" para cerca de 30 funcionários da distribuidora de alimentos e bebidas Minalba. A conversa com motoristas e outros profissionais da empresa aconteceu dentro da semana de prevenção de acidentes e teve ênfase em segurança no trânsito. O palestrante foi o chefe do setor de ensino da corporação, guarda Leandro da Silva.

MINHA AURORA

O projeto “Minha Aurora”, criado pela Polícia Civil em parceria com a prefeitura, foi lançado em solenidade realizada na Fase/FMP. A iniciativa cria um novo protocolo de atendimento de saúde e social a vítimas de estupro e terá um trabalho educativo de orientação sobre como identificar e agir em casos de abuso sexual. Ao mesmo tempo, os novos equipamentos do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRPTC) vão auxiliar a Polícia Civil a dar uma resposta mais rápida nas investigações desses crimes



Edição anterior (1766):
quarta-feira, 11 de setembro de 2019
Ed. 1766:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1766): quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Ed.1766:

Compartilhe:

Voltar:

Veja também:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior