Edição anterior (1843):
quarta-feira, 27 de novembro de 2019
Ed. 1843:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1843): quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Ed.1843:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
Edyr Raposo
COLUNISTA

 

 A MULHER MARAVILHA desta semana é Maria Catarina Racco com quem eu tive a honra de trabalhar. Ela é uma profissional simplesmente maravilhosa,

 

SUPER COMPUTADOR

O Supercomputador Santos Dumont – que fica no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) – teve sua capacidade ampliada em cinco vezes, passando a ser considerado o maior computador em capacidade de processamento da América Latina e um dos 200 mais rápidos do mundo. A inauguração da expansão ocorreu na segunda-feira (25.11) e contou com a participação do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - Marcos Pontes, do prefeito  e do diretor do Laboratório, Augusto Cesar Gadelha.

 

FUT-7 DE ESCOLINHAS

Chegou ao fim no sábado (23) no campo do EC Cascatinha, o Campeonato Municipal Fut-7 de Escolinhas organizado pela LPD. A competição que foi uma das novidades no calendário de competições oficiais da LPD para o ano de 2019, foi disputada desde o mês julho, levando jovens e familiares ao Estádio a cada rodada.

 

CÂNCER INFANTIL

Na sexta-feira (22/11) teve início a Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Infantil. A campanha foi estabelecida na cidade através da lei municipal 7085/2013, de autoria da vereadora Gilda Beatriz. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é a primeira causa de morte entre crianças e adolescentes, de zero a 19 anos, no Brasil. Porém, se diagnosticado precocemente, a chance de cura chega a 80%

 

PETRÓPOLIS DAS ÁGUAS

Que tal curtir uma experiência emocionante e inesquecível de deslizar no gelo? É o que promete o Natal Petrópolis das Águas que será aberto na próxima sexta-feira (29) no Clube Petropolitano da Avenida Roberto da Silveira, no Centro de Petrópolis. Além de uma pista de gelo de 170 metros quadrados, o espaço contará com área kids, restaurante, apresentação de corais e de dança, e uma decoração especial de Natal.

 

TREINAMENTO

Mais de 100 alunos do primeiro segmento da E.M. Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade, participaram do simulado da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias  O treinamento de evacuação das salas de aula em caso de deslizamento de terra mobilizou equipes da Aeronáutica, Cruz Vermelha, Bombeiros Civis e os Rádio Amadores. A atividade faz parte do Plano Verão municipal e tem como finalidade preparar e organizar as equipes de pronto atendimento para o período de fortes chuvas, que começa neste mês e vai até abril

 

IGUALDADE RACIAL

"Criar a consciência da raiz do negro. Festas como esta na cidade dão força para a cultura e cresce ainda mais a importância do respeito e igualdade", destacou o garçom Ruben Vinicius dos Santos Rodrigues, que participou da programação de abertura da 7ª Festa da Cultura Afro Brasileira, que aconteceu na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia). O evento faz parte do calendário oficial do município e é uma realização da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial (COPIR) em parceria com Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e apoio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes.

 

ISENÇÃO DE IPTU

Esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre a nova lei que oferece isenção de IPTU e de taxa de lixo para igrejas que desenvolvem projetos sociais. Com este objetivo o prefeito se reuniu com cerca de 80 pastores e lideranças religiosas. A lei, sancionada pelo prefeito e publicadas no Diário Oficial do dia 7, será regulamentada pelo município antes do fim do ano e valerá já para os impostos e taxas do exercício de 2020.  

 

ESCOLA NA CÂMARA

Em mais uma edição do projeto “Escola na Câmara”, 25 alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Alto Independência participaram de uma visita guiada pela sede do poder Legislativo. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de Petrópolis e da Câmara Municipal, como é o procedimento de uma sessão legislativa, a organização e o funcionamento dos poderes públicos.

 

INCLUSÃO DIGITAL

Uma boa notícia para os moradores dos bairros Floresta e Corrêas: CIDs – Centros de Inclusão Digital - começaram a funcionar na última semana nas duas localidades. No Floresta, o CID está funcionando na Igreja Metodista. Já em Corrêas, o CID está nas dependências da Igreja Nossa Senhora da Graça. Nos dois locais são oferecidas aulas de informática básica, excel e informática para alunos entre 12 e 64 anos. As inscrições podem ser feitas por telefone, no CERT – Centro de Referência e Excelência Tecnológica - (24) 2249-5900.

 

PROCON

O Procon Petrópolis descartou mais de 13 quilos de produtos impróprios para consumo que estavam disponíveis para venda em um mercado no Retiro. A operação, realizada nesta terça-feira (19.11), encontrou produtos vencidos, com embalagens violadas, sem identificação e sem refrigeração. O estabelecimento foi autuado pelo órgão, por descumprir as normas do Código de Defesa do Consumidor

 

FESTIVAL DAS COMUNIDADES

O bairro Bataillard recebeu o Festival das Comunidades. Meninos e meninas realizaram um treinamento técnico de futsal, seguido por uma partida amistosa entre as crianças. O programa foi criado no ano passado pela prefeitura para estimular a prática esportiva nas comunidades. No dia 7 de dezembro, a programação será realizada na quadra comunitária da Rua João Xavier, no Bingen. As crianças do Bataillard que participaram do treinamento têm um sonho em comum: serem jogadores profissionais. Como é o caso de Vitor Hugo dos Santos, de 13 anos, fã do Gabigol. "Sou atacando e me inspiro nele. Sei que é importante praticar esporte e eu amo jogar futebol", disse. "Queria ser zagueiro ou goleiro", conta o botafoguense Kevin Oliveira Neves de Miranda, de 13 anos, que tem como ídolos no futebol dois estrangeiros. "Gosto do Carli e do Gatito. Quero ser como eles", completa.

 

REPRESENTAÇÃO JUDICIAL

O Movimento Baía Viva, fundado nos anos 1990, ingressará com Representação judicial junto à Procuradoria Geral da República (PGR) e ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, requerendo uma atuação conjunta e coordenada em regime de urgência tendo em vista a ampliação da escala dos impactos socioambientais e prejuízos econômicos provocados pelo desastre ambiental do vazamento de óleo (petróleo cru) que desde 30 de agosto já atingiu 724 localidades nos 9 Estados do Nordeste: há poucos dias, o óleo atingiu a região Sudeste onde já alcançou praias do Espírito Santo e, desde ontem, chegou ao litoral do Estado do Rio de Janeiro onde foram recolhidas pela Marinha amostras de fragmentos de material oleoso na Praia do Grussaí, no município de São João da Barra, no Norte Fluminense. O óleo coletado em Grussaí, é considerado compatível com o que há quase 3 meses tem sido encontrado na costa nordestina e do Espírito Santo: ou seja, a substância é a mesma identificada em todos os locais afetados.

 

RECITAL DE POESIA

No primeiro domingo de dezembro, o poeta Denilson Cardoso de Araújo estará se apresentando no Recital “A Fé Luminária”. Serão interpretados poemas de inspiração cristã que constaram no capítulo com o mesmo nome do recital, em seu último livro de poesias “Alegria de Boa Lavra – Artefatos de Ler”, finalista do Prêmio Guerra Peixe. O evento ocorrerá na Igreja Batista de Corrêas, no domingo, 01/12, às 10:40 horas.

 

LOA

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou em primeira votação, na terça-feira (19/11), o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) referente ao exercício financeiro de 2020. O dispositivo estima a receita e fixa a despesa do Município para o ano seguinte, e tem receita estimada em R$ 1,1 bilhão. A lei foi aprovada por unanimidade pelos 13 vereadores presentes à sessão ordinária. O vereador Maurinho Branco (PP) explica que a lei estabelece o detalhamento e a aplicação dos recursos do município em obras e ações para o ano que vem. Segundo ele, a LOA é uma matéria de extrema importância para a cidade porque por meio do detalhamento é possível verificar as áreas e frentes que terão mais e menos recursos para serem aplicados.

 

 



Edição anterior (1843):
quarta-feira, 27 de novembro de 2019
Ed. 1843:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1843): quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Ed.1843:

Compartilhe:

Voltar:

Veja também:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior