Edição anterior (1963):
quinta-feira, 26 de março de 2020
Ed. 1963:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1963): quinta-feira, 26 de março de 2020

Ed.1963:

Compartilhe:

Voltar:


  VACINA


 Em três dias, vacinas quase esgotam em Petrópolis

Secretaria de Saúde informou a chegada de mais 11,9 mil doses ontem

Wellington Daniel, com informações de Jaqueline Ribeiro

 

A vacinação contra a gripe em Petrópolis já atingiu aproximadamente 13 mil idosos nos três primeiros dias de campanha, entre segunda (23) e o início da tarde de quarta-feira (25). Ao final do primeiro dia, apenas 25 dos 40 postos ainda tinham vacinas disponíveis.

Com estes números, foram aplicadas, aproximadamente, 93% das doses recebidas pela Prefeitura. Antes de iniciar a campanha, o executivo informou que seriam disponibilizadas 14 mil vacinas nesta primeira fase.

Com estes números, foi necessário o reabastecimento dos 40 postos de saúde que participam da campanha no município. Ontem (25), a Secretaria Municipal de Saúde informou que recebeu 11.900 doses, que estavam sendo distribuídas ao longo do dia para as unidades.

Drive thru

Destas, 13 mil vacinas, cerca de 7% (900 doses) foram aplicadas nos dois postos de drive thru, montados em Itaipava e Quitandinha. Nestes lugares, os idosos recebem a imunização sem precisar descer do carro. A ação foi iniciada ontem (25).

Com a alta procura, foi questionado se as equipes seriam ampliadas. A Secretaria de Saúde respondeu que muitas pessoas buscaram a vacinação no primeiro dia, mas não havia, até o momento, previsão de aumento de equipes, já que esta procura deve começar a ter diminuição já a partir de hoje.

A pasta também apontou que a grande procura pode estar ocorrendo porque as pessoas não estão respeitando o planejamento da vacinação. Originalmente, cada faixa etária seria vacinada em um período.

- Infelizmente as pessoas não estão seguindo o planejamento que fizemos exatamente para que não tivéssemos tumulto. O resultado foi uma correria aos postos e também no Drive Thru. De qualquer forma todos estão sendo atendidos - disse a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

Fases

 Para evitar aglomerações, a campanha seguirá fases e modos diferentes de aplicação. Desde segunda, idosos com mais de 80 anos recebem a imunização em casa, através da marcação num posto de saúde da família (PSF) próximo a sua casa ou pelo telefone 0800 092 1234.

No entanto, idosos relatam problemas ao tentar realizar o agendamento. É o caso de José Queiroz, de 89 anos, que afirmou que a ligação não completa. Ele afirmou que uma vazia, de 85 anos, também está enfrentando problemas. A Prefeitura informou que o número só recebe ligações das 8h às 17h, e que, está havendo grande procura, o que vem congestionando a linha. Ressalta que já está providenciando junto à operadora de telefonia a disponibilização de novos troncos para agilizar o atendimento. Mas, afirma que todos serão atendidos.

- Estou tentando agendar, mas não estou conseguindo. Quando ligo para o telefone que divulgaram, a ligação não completa e entra uma mensagem dizendo que o número não pode ser acessado, pois está fora da área geográfica.  Moro na Marechal Deodoro, no Centro da cidade - relatou.

A vacinação também ocorre para outras faixas etárias. Quem tiver entre 70 e 79 anos, poderá procurar os 40 postos de saúde da cidade entre os dias 23 e 27 de março. Já idosos entre 60 e 69 anos, poderão procurar os mesmos postos entre 30 de março e 8 de abril.

Funcionários de saúde poderão ser vacinados em qualquer data entre 17h e 19h, nas unidades que funcionam com terceiro turno.

Imunização

A vacina desta campanha protege contra a Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. Vale ressaltar que não imuniza contra o coronavírus.



Edição anterior (1963):
quinta-feira, 26 de março de 2020
Ed. 1963:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1963): quinta-feira, 26 de março de 2020

Ed.1963:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior