Edição anterior (1704):
quinta-feira, 11 de julho de 2019
Ed. 1704:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1704): quinta-feira, 11 de julho de 2019

Ed.1704:

Compartilhe:

Voltar:


  Tecnologia

 

 

Empresas da cidade apresentam soluções em tecnologia

Primeira reunião do Serratec após formalização do grupo aconteceu nesta quarta-feira, no Quitandinha

Philippe Fernandes

 

O Parque Tecnológico da Região Serrana (Serratec) realizou, nesta quarta-feira (10), a sua primeira reunião após o evento que marcou a formalização do grupo como associação sem fins lucrativos. O encontro aconteceu na sede da entidade, no Quitandinha. Durante o encontro, mais de 30 empresários do setor de tecnologia apresentaram soluções, ferramentas e ofertas. O objetivo do encontro foi estreitar os laços entre todos os atores que trabalham pelo desenvolvimento do segmento.

Os empreendedores - a maioria de startups e empresas que prestam serviços e soluções inteligentes para dinamizar diversas atividades econômicas - apresentaram seus serviços para que os integrantes do Serratec pudessem conhecer melhor o ambiente de inovação do município.

O setor de tecnologia é uma das principais atividades econômicas de Petrópolis, com previsão de crescer 30% até 2021. O Serratec planeja aumentar o número de empresas em 6%, passando de 170 para 180; gerar 360 empregos, um crescimento de 12%; e incrementar o faturamento em 30%, passando dos atuais R$ 500 milhões para R$ 715 milhões.

Formação profissional

O evento teve duas horas e foi realizado pela manhã. Durante a reunião, que contou com a presença de representantes do Governo do Estado, O presidente do Serratec, Marcelo Carius, também explicou as iniciativas que estão sendo planejadas pela instituição, como o programa de Residência de Software - que pretende acelerar a formação profissional no município, atendendo a uma demanda do setor de tecnologia da informação e gerando emprego e renda em Petrópolis.

O curso é gratuito para os estudantes, e a alimentação será custeada pelo Serratec.

A imersão oferecida pelas empresas de tecnologia da região irá unir teoria e prática. O profissional terá a experiência de construir um software dentro das empresas, com tutores e mentores orientando os alunos.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.serratec.org/residencia-de-software até o dia 20 deste mês. É preciso preencher um formulário. Para a seleção dos participantes, será feita uma prova com conteúdos gerais, como português, lógica e matemática, além do conhecimento de algoritmos, que será uma habilidade complementar.

Após a inscrição, serão selecionados 66 alunos, distribuídos em três turmas. Outra etapa do processo de seleção será o de entrevistas de avaliação, que vão levar em consideração engajamento, disponibilidade e proximidade do aluno com o curso. Depois de todas essas etapas, o aluno irá fazer a residência, com duração de quatro meses e meio, com aulas à manhã e à tarde, além de atividades práticas.



Edição anterior (1704):
quinta-feira, 11 de julho de 2019
Ed. 1704:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1704): quinta-feira, 11 de julho de 2019

Ed.1704:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior