Edição anterior (1712):
sexta-feira, 19 de julho de 2019
Ed. 1712:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1712): sexta-feira, 19 de julho de 2019

Ed.1712:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Empresas de ônibus defendem reajuste, mas CPTrans não se posiciona

Conselho debateu valor da tarifa do transporte coletivo; Setranspetro defende reajuste de 8% no preço

Philippe Fernandes

Durante reunião no Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (Comutran), realizada na noite desta quinta-feira (18), o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário (Setranspetro) apresentaram os argumentos que embasaram o pedido de reajuste da tarifa em 8% - o que levaria o preço da passagem dos atuais R$ 4,20 para R$ 4,55 - feito à Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans).

O Comutran reúne todos os atores envolvidos na mobilidade urbana - poder público, empresas de ônibus e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada que participam, de alguma forma, deste processo. Apesar de o Conselho ser o fórum adequado para o debate à respeito do preço da passagem, a decisão final é do prefeito, que pode regular o valor por decreto municipal. Historicamente, no entanto, os representantes do Executivo não seguem o que é proposto pelas operadoras do sistema, optando por reajustes menores que os solicitados.

Durante o encontro, o Setranspetro reforçou que o reajuste de 8% é necessário, porque, "ainda que não houvesse qualquer aumento nos insumos que compõem a tarifa, a queda de demanda de pagantes já é suficiente para aumentar o preço da passagem", uma vez que "a tarifa de ônibus é resultado do custo total dividido pelo número de passageiros". Segundo as empresas, foram levados em conta na proposta os reajustes de salários e benefícios dos rodoviários em 2018 e 2019; e as variações no preço do óleo diesel e dos itens de rodagem, que equivalem a 30% dos gastos.



Edição anterior (1712):
sexta-feira, 19 de julho de 2019
Ed. 1712:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1712): sexta-feira, 19 de julho de 2019

Ed.1712:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior