Edição anterior (1708):
segunda-feira, 15 de julho de 2019
Ed. 1708:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1708): segunda-feira, 15 de julho de 2019

Ed.1708:

Compartilhe:

Voltar:


  Mobilidade

Empresas podem propor instalação de metrô em Petrópolis

Procedimento de Manifestação de Interesse foi publicado no Diário Oficial da última quarta-feira

Philippe Fernandes

Dia após dia, milhares de cidadãos petropolitanos sofrem de forma incomensurável com as agruras do trânsito caótico, cujo desgaste leva à perda da qualidade de vida. Seja preso no carro ou em ônibus lotados, especialmente em horários de pico, não há quem não tenha se estressado com a falta de infraestrutura urbana do município. Mas agora surgiu uma luz no fim do túnel e tudo pode mudar: a Prefeitura publicou Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) com vistas à instalação de uma rede de metrô em Petrópolis.

O procedimento foi lançado no Diário Oficial da última quarta-feira (10). A proposta, que se implantada promete revolucionar completamente o sistema viário do município, prevê a conceituação, estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira, modelagem institucional, modelagem jurídica, projetos e demais elementos necessários para uma futura licitação para a implantação do sistema, que pode ser subterrâneo ou aéreo.

A concessão seria feita por 30 anos, prorrogável por mais 30. Todo o investimento seria feito sem ônus à Prefeitura. Mas atenção: os interessados em tocar para frente esta grande ideia deverão se dirigir ao Departamento de Licitações, Compras e Contratos Administrativos (Delca), localizado no Centro Administrativo da Avenida Barão do Rio Branco, entre 9h e 18h, ou no link de licitações do Portal da Transparência, no site da Prefeitura, a partir do dia 19, quando mais detalhes do Metrô de Petrópolis devem ser divulgados.

Os envelopes com os projetos devem ser entregues à Comissão Especial de Avaliação no dia 22 de agosto, às 10h.

Mobilidade urbana tem outros projetos

Apesar de chamar a atenção pela excentricidade, a proposta do Metrô de Petrópolis não é a única ideia para transformar o sistema de transporte do município. Em 2018, foi apresentado um projeto no Conselho Municipal de Turismo (Comtur) prevendo a implantação de um trem de flutuação magnética (maglev), a construção de uma galeria extravasora para captar as águas do Rio Quitandinha e a instalação de gôndolas, o que faria com que Petrópolis se transformasse na Veneza brasileira.



Edição anterior (1708):
segunda-feira, 15 de julho de 2019
Ed. 1708:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1708): segunda-feira, 15 de julho de 2019

Ed.1708:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior