Edição anterior (1674):
terça-feira, 11 de junho de 2019
Ed. 1674:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1674): terça-feira, 11 de junho de 2019

Ed.1674:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

Escola Monsenhor João de Deus Rodrigues:

atendimento de excelência para mil alunos da rede municipal de Educação

Espaço, que recebeu pintura e telas de proteção, está sendo ampliado


 O prefeito Bernardo Rossi conferiu nessa segunda-feira (10.06) as reformas que foram realizadas pela prefeitura na EM Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio, nesse ano: a escola recebeu pintura, telas de proteção nos corredores, adaptação de duas salas para educação infantil e parquinho. Mas as melhorias continuam: uma passarela de acesso a quadra poliesportiva está sendo construída e o 4º andar da unidade será reformado.

A escola atende mil alunos, em três turnos de atendimento: do 4º período da educação infantil, até 9º ano do ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos.

“A escola é uma referência no atendimento na região e foi uma das 81 que receberam obras nos últimos dois anos. Tudo foi feito para garantir o conforto dos alunos, porque, além de atender todas as faixas etárias, a Monsenhor mantém um centro esportivo com quadra e piscina aquecida que atende também a comunidade com aulas gratuitas. Graças ao envolvimento da equipe, tudo funciona muito bem nesse espaço”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Durante a visita, o prefeito Bernardo Rossi fez questão de conferir as obras que estão em andamento na unidade escolar: uma passarela ligará a quadra poliesportiva para o prédio da escola, com a intenção de funcionar também como saída de emergência. Um outro acesso, para o 4º andar do prédio também foi criado.

“A passarela garantirá mais conforto para os alunos no acesso a quadra porque terá cobertura, uma proteção nos dias de chuva. Além disso, o quarto andar da unidade, que nunca foi usado, será reformulado e a Secretaria de Educação já está estudando de que forma poderá ser usado em benefício dos alunos”, explicou Bernardo Rossi.

Além de natação e hidroginástica, a escola oferece para a comunidade e alunos das demais escolas do entorno, atividades diferenciadas como dança de salão, basquete e voleibol. A escola também é equipada com sala de informática e sala de recursos.

“A unidade atende alunos de várias faixas etárias e é por isso que estamos sempre em busca de melhorias para todos eles. Agradeço o apoio e parceria da Secretaria de Educação”, afirma o diretor da EM Monsenhor João de Deus Rodrigues, Ney Marcos de Paula.

O projeto ISE - Inclusão Social e Esportiva de Petrópolis – é outro destaque na EM Monsenhor João de Deus Rodrigues. “O projeto atende os alunos que estão inseridos na modalidade de atendimento especial nas aulas de natação. Uma atividade que os auxilia na coordenação motora e que tem reflexos na parte pedagógica. Nesse ano, esses alunos participaram dos Jogos Estudantis dos Distritos, os ParaJEDs, e, graças ao empenho da equipe da escola, eles participarão das competições de natação, bocha e atletismo no dia 14 de junho, um belo exemplo de inclusão”, contou a secretária de Educação, Marcia Palma.

Uma outra novidade será apresentada para os alunos no dia 27 de junho, dia em que a escola comemora 15 anos: a inauguração de uma sala multimídia, resultado de uma parceria com a empresa Enel, através do projeto “Escolas Sustentáveis”: a escola recebeu 16 placas solares e aparelhos multimídias que poderão ser usados com os alunos.

“Esse é outro presente que a escola ganhou e que será bem utilizado com os alunos”, garante Ney Marcos.

Também participaram da visita o vice-prefeito Baninho, a subsecretária de Educação, Adriana Vellasco e o vereador Maurinho Branco.

Obras garantem conforto para alunos da rede municipal

As obras nas unidades educacionais da rede municipal de Educação terão continuidade ao longo do ano. Em 2017 foram realizadas melhorias em 19 espaços e, em 2018, outros 32 receberam verbas para adaptações. No início de ano, 30 unidades receberam melhorias que compreendem reforma nos telhados, pintura, manutenção da rede elétrica e adaptações de banheiros e salas para educação infantil, entre elas a EM Monsenhor João de Deus Rodrigues.

Mas, o planejamento da Secretaria de Educação é garantir, ainda nesse ano, reformas em mais 39 espaços. Além dessas reformas nas unidades escolares, o poder público está dando continuidade a obras que foram paradas na gestão passada. Uma delas é a da Escola São José do Caetitu - a unidade estava fechada desde 2016 porque o prédio estava em total abandono. Neste ano a obra foi retomada com apoio da comunidade escolar e da Igreja: após a reforma, os alunos que, desde então estudam em Bonsucesso, poderão retornar à unidade. A obra compreende troca de telhado, rede elétrica e até parte externa, como a quadra esportiva. O diferencial desta obra é adaptação do espaço – salas de aula e banheiro, com rampas de acessibilidade para cadeirantes. Outra obra que estava paralisada desde 2016, a da EM Jandira Bordignon, no Quitandinha,  foi retomada. Unidade terá 12 salas de aula e acessibilidade nos três andares, além de biblioteca e quadra poliesportiva.



Edição anterior (1674):
terça-feira, 11 de junho de 2019
Ed. 1674:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1674): terça-feira, 11 de junho de 2019

Ed.1674:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior