Edição anterior (1587):
sábado, 16 de março de 2019
Ed. 1587:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1587): sábado, 16 de março de 2019

Ed.1587:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

 Espaço em Araras é destinado ao estímulo do artesanato

Fefafez e Parceiros conta com peças produzidas por cerca de 40 artesãos e artistas

João Vitor Brum

Unir artistas, artesãos e marcas em um só espaço. Com essa ideia, a designer, artesã e ex-bailarina carioca Fernanda Reis, conhecida como Fefa, criou a Fefafez e Parceiros, loja de artesanato localizada em Araras, que funciona desde 2010 e hoje reúne peças de cerca de 40 artesãos, sendo a maior parte de petropolitanos.

Um dos principais produtos vendidos na loja são peças de crochê e tricô, produzidas por um grupo chamado “As Meninas do Crochê”, formado por mulheres da região que realizam os trabalhos em parceria com a loja. Fernanda fornece o material e o design, e o grupo entra com a mão-de-obra.

- Há 10 anos, me reuni com as “meninas”, que já faziam o trabalho, mas sentiam que não recebiam a valorização merecida, e me ofereci para sugerir algumas melhorias no trabalho, caso fosse do interesse delas. Então, dei algumas ideias para aumentar as vendas, como utilizar as cores de uma outra forma, identificar o público, etc, e começamos a parceria, que se fortalece cada vez mais – disse Fefa.


 No local, também há móveis e objetos em madeira e ferro da marca Schönhaus, produzidos pelo marido e sócio de Fefa, o austríaco Ralph Schönfelder, que mora no Brasil há 20 anos, quando os dois se casaram. Fernanda era bailarina e o conheceu em uma turnê, quando dançava no Grupo Corpo e realizou uma apresentação em Innsbruck, cidade onde Ralph morava à época.

A marca Fefafez foi criada em 1995, quando Fernanda ganhou uma máquina de costura e começou a fazer mochilas, bolsas e outras peças, quando ainda morava no Rio de Janeiro. Ela se mudou para Petrópolis há 10 anos, e pouco depois deu início à Fefafez e Parceiros.

- Não gosto do trabalho solitário, sou do coletivo, e por isso resolvi criar algo em que outros artistas e artesãos pudessem se unir para divulgar seus trabalhos e mostrar o valor real que o artesanato possui, algo ainda muito difícil – comentou Fernanda.

Entre 30 e 40 artistas possuem peças no espaço, número que oscila constantemente devido a parcerias novas, que sempre acontecem. Artesãos que têm interesse em participar procuram Fefa, que faz uma curadoria cuidadosa para garantir que as peças se encaixam no espaço.

- A loja é um cenário, e as peças contracenam para formar um conjunto que encanta os visitantes, e a receptividade é muito boa na maior parte dos casos. Sempre trazemos novos produtos, garantindo, claro, que as peças conversem com a identidade da loja, que estão em consonância com a ideia do espaço – destacou a artesã.

Na mesma casa onde funciona a loja, está o ateliê de Fernanda, que produz material de corte e costura com uma assistente. Na Fefafez e Parceiros, há produtos de empresas de destaque na cidade e no país, como a Babo Uabo, marca de calçados infantis conhecidos nacionalmente.

- Valorizar o trabalho feito à mão, mostrando o tempo que leva, a mão-de-obra necessária e a importância deste ramo é minha maior intenção, e é muito gratificante obter êxito nisso. Temos conseguido conquistar as pessoas – completou Fefa.

A Fefafez e Parceiros está localizada na Estrada Bernardo Coutinho, número 1.655, em Araras, e pode ser contatada pelo telefone (24) 9918-9382 ou pelo e-mail fefafez@gmail.com.



Edição anterior (1587):
sábado, 16 de março de 2019
Ed. 1587:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1587): sábado, 16 de março de 2019

Ed.1587:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior