Edição anterior (1136):
quarta-feira, 20 de dezembro de 2017
Ed. 1136:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1136): quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Ed.1136:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

Estudantes da UCP fazem intercâmbio em Portugal e na Espanha 

Universidade oferece programa de intercâmbio com instituições de ensino superior de oito países da América Latina, Europa e África

Vivenciar e compartilhar conhecimento, outras culturas e novas experiências. Com esse objetivo que um grupo de estudantes da Universidade Católica de Petrópolis se prepara para cruzar o oceano em uma experiência enriquecedora no intercâmbio que farão em dois países da Europa: Portugal e Espanha. Eles estudarão em universidades conveniadas com a UCP por meio do Núcleo de Intercâmbio Internacional e Cooperação Científica (NIICC) da Universidade. O programa também oferece convênios com instituições no Chile, Colômbia, Peru, Uruguai e agora também no México e Moçambique. 

“A experiência que vocês vão fazer vai acrescentar muito, no sentido dos horizontes que se abrem e se ampliam em nível de formação. Essa universalidade de contatos proporciona uma abertura muito grande para podermos lidar com culturas diferentes, pessoas diferentes e realidades completamente diferentes, além de uma língua nova”, destacou o reitor da UCP, Padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa, durante um encontro com os alunos para ajustar os últimos detalhes. Na ocasião, ele dividiu com os estudantes a experiência pessoal do intercâmbio que fez em Roma, quando cursava Teologia. 

“É um horizonte que se abre e depois uma maturidade devido a uma cultura que experimentamos de perto e que podemos trazer como um diferencial, em uma oportunidade de emprego, de cultura, além de outras possibilidades”, frisou o reitor da UCP. 

O NIICC é uma estrutura da UCP criada para fomentar o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos, docentes, pesquisadores e colaboradores por meio de ações realizadas em parceria com instituições conveniadas. Desde 2010, quando o programa foi criado, 58 alunos já vivenciaram experiências acadêmicas em outras instituições de ensino superior. 

O novo grupo que se prepara para embarcar já no primeiro semestre de 2018 são alunos de nove cursos da UCP que ficarão de 6 meses a 1 ano nas universidades conveniadas. São dos cursos de Direito, Psicologia, Fisioterapia, Engenharias Mecânica e de Produção, Economia, Biomedicina, Pedagogia e Arquitetura da UCP. Eles vão estudar em renomadas instituições da Europa conveniadas com a UCP: Universidad de Extremadura, na Espanha; Universidade do Porto, Instituto Politécnico de Leiria e Universidade de Lisboa, todas em Portugal. 

Para os alunos que já estão de malas prontas, o intercâmbio promovido pela UCP é um diferencial que a Instituição oferece aos seus estudantes. 

“Antes de entrar na UCP eu vi que tinha o programa de intercâmbio e isso com certeza implicou na minha decisão de cursar Engenharia aqui. Eu me candidatei ao processo, pois acho que é uma experiência de vida e amadurecimento também. Já tive outras oportunidades de fazer um intercâmbio e desisti pela imaturidade. São ganhos pessoais e profissionais também”, comenta Lucas Miguelotte, de 20 anos, aluno do 4º período de Engenharia Mecânica que vai estudar no Instituto Politécnico de Leiria. 

A aluna do 2º período de Direito, Maria Izabel Feijó Moura, de 18 anos, destaca o crescimento dos estudantes na formação acadêmica e também como ser humano. 

“O intercâmbio é bom para a cultura, línguas, quantidade de pessoas que conhecemos. É uma diversidade. A gente aprende muito. Acho muito bacana a UCP ter esse programa, pois facilita todo o processo do aluno que quer vivenciar essa experiência. E é ótimo, pois estamos indo estudar em Universidades de excelência. E nós estamos promovendo o nome da UCP lá fora”, comenta a jovem que vai para a Universidade de Lisboa e já fez intercâmbio no ensino médio, no Canadá. 



Edição anterior (1136):
quarta-feira, 20 de dezembro de 2017
Ed. 1136:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1136): quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Ed.1136:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior