Edição anterior (2091):
sábado, 01 de agosto de 2020
Ed. 2091:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2091): sábado, 01 de agosto de 2020

Ed.2091:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
Fernando Costa
COLUNISTA

 

 

Maria...               

De acordo com a etimologia, estudo da origem e evolução da palavra é grafado em vários idiomas a começar pelo português, espanhol, latim, italiano e demais de origem celta, germânica, românica e sofre alterações a exemplo de Mary, em inglês, Maren em dinamarquês, Marija em servo-croata, Marie em holandês, Maryen em turco, Marika em húngaro... Maria dos diversos significados “senhora soberana”, “pura”, Ícone do Espírito Santo.

                         Fundamental na história da humanidade. Mãe de Deus e nossa. Conhecida por invocações, epítetos e outros título na Igreja Católica Apostólica Romana, Anglicana, Ortodoxa ou Cóptica. Reverenciada em templos, mosteiros, etc. Nome associado à Maria Helena, Maria Vitória Maria Eduarda, etc.. As caravelas que aportaram no Brasil em 1500, uma se chamava Santa Maria...

                          O trem movido a vapor, inaugurado por Dom Pedro II em 1854 era a Maria Fumaça... Maria Antonieta arquiduquesa da Áustria, rainha da França e Navarra, Maria I de Portugal - rainha, Maria Amélia e Maria da Glória Orleans e Bragança, princesas brasileiras, Maria na política, forças armadas: Maria Quitéria heroína da Guerra da Independência, artes, jornalismo, magistério, judiciário, ministério, música, medicina, clero, beleza, do lar, telenovelas, Maria Bonita, companheira de Virgulino, o Lampião. “Maria vai com a outra”, célebres ou anônimas ou que desfilam em requintados salões...

                          Maria em poemas:  “Maria sofrida/ Maria da vida/Maria sem meta/Maria tristeza/Maria sem sorte/um passo pra morte...” “Lá vai Maria, sofrida na lida/./O Sol arde e cozinha os miolos e torra a pele/e racha os calcanhares, unha encravada e frieira nos pés/em pleno Sol a pino./Lá vai Maria, com trouxa de roupa e filho na cacunda. A cotovia pia em homenagem à Maria tão pia e pura/em mais um dia de caminhada em busca d’água/pra lavar a roupa rala./E de barriga vazia, canta Maria o seu lamento./Avista o rio Paraíba, que banha e banha.../A água é de barro na espuma poluída – que vida! Há pedra e seca, e, enquanto coalha e torce,/aproveita e arma o anzol pra tentar o jantar. O peixe boia, o boi bebe, o capim é escasso, o bezerro berra/de ossos à vista. Maria corre, recolhe os panos, porque já é tarde/e não há outro plano, precisa voltar a catar gravetos/pôr água no fogo e descascar inhame, preparar o café./João vai chegar cansado e suado quando o Sol declinar./E não é que ele chega e se lava na bica e ainda assim sonha/e Maria assanha em mil labaredas, pois, se amam muito./De lamparina acesa em meio à algazarra comentam o dia/enchendo a barriga de esperança no filho que vai chegar./Mais um pra lavoura, plantar muito milho, arroz e feijão./A estrela-d’alva clareia a noite e chega a madrugada/e o galo canta em mais um dia – levanta, Maria! Em meio à fumaça a água ferve, coa café, remexe a broa./E recomeça João – lavoura, Maria – rio e a cotovia pia e ela, pura, e enfeitando sonhos/ mais uma vez banha com água poluída os retalhos do coração.”

                        Salve Maria!  “Maria fonte de luz gerou Jesus, luz do mundo. Maria fonte de vida porque nos deu Jesus o pão da vida. Maria Mãe de Misericórdia porque é arrimo, pálio e auxílio dos cristãos. Maria Mãe do consolo e saúde dos enfermos porque é presença viva em todos os dias de nossa vida. Maria rainha da paz e Mãe da Divina Providência porque é nossa intercessora junto ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Maria porta do céu, porque somente da Senhora que é também Mãe nossa, nasceu a salvação do mundo.”



Edição anterior (2091):
sábado, 01 de agosto de 2020
Ed. 2091:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2091): sábado, 01 de agosto de 2020

Ed.2091:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior