Edição anterior (1683):
quinta-feira, 20 de junho de 2019
Ed. 1683:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1683): quinta-feira, 20 de junho de 2019

Ed.1683:

Compartilhe:

Voltar:


  Gastronomia

Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes chega à sua décima edição

O evento traz oficinas gratuitas para tornar a mais alta gastronomia acessível à população

Antônio Reuther


 Em sua décima edição, o Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes será realizado de 1º a 31 de julho. O evento conta com a participação de 38 estabelecimentos, entre restaurantes, bares, bistrôs, hotéis e pousadas, e é feito nessa época do ano justamente por conta do inverno, tornando a mais alta gastronomia acessível à população.

Samir El Ghaoui, presidente da Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), organizadora do evento, detalhou um pouco mais sobre a idéia do festival, cujo objetivo é unificar o clima e a gastronomia, atraindo não apenas turistas, como também os próprios moradores da cidade para dentro dos restaurantes participantes com oficinas gratuitas com degustação.

-A ideia básica é cada vez mais potencializar o produto. Levar as pessoas que não podem ir aos restaurantes para que consigam aprender e ter acesso. Trazer essa gastronomia para suas residências. Assim como no ano passado, serão realizadas oficinas gratuitas com degustação com o intuito de popularizar ainda mais o produto para nosso morador. O festival está cada vez mais acessível. Acho que antes da cidade ser boa para o turista, tem que ser boa para o morador – disse Samir.

O presidente disse que a expectativa é de bom movimento, como aconteceu na última edição do festival que, segundo Samir, serve como mais uma charmosa programação para os turistas que sobem a serra. Além disso, disse a importância do festival para a cidade.

-Temos expectativa para um bom movimento, assim como tivemos no ano passado. Melhora ainda mais nosso turismo no inverno, criando mais uma programação charmosa para os turistas que sobem a serra. Os restaurantes, bares, bistrôs e pousadas estão segmentados não apenas no centro histórico, mas sim em todos os distritos – completou.

Um dos chefs que participará do evento, Thiago Faria, disse que é gratificante fazer parte do mesmo, informando que a realização do festival tem dado resultado com relação à divulgação dos estabelecimentos.

-Já é o terceiro ano que participo e tem dado muito resultado. Nas últimas edições, os restaurantes ficaram bem cheios. Nós conseguimos mostrar nosso trabalho para mais pessoas e ver que estão gostando é gratificante – disse.

Outro chef que participará do festival, Aílton Benvindo, disse que é experiente no ramo e reforçou a fala de Thiago, afirmando que o objetivo do evento vem sendo cumprido.

-É o segundo ano que estou participando e é uma oportunidade de levar estes pratos diferentes para os moradores e turistas da cidade. Eu trabalho no ramo há bastante tempo e esse evento tem ajudado bastante os estabelecimentos que participam – disse Aílton.

Os estabelecimentos com participação já confirmada são: Bomtempo Resort, Churrascaria Mayorca, 2 Vales Restaurante, Bordeux Vinhos e Cia, Bordeaux Ipiranga, Duetto’s Café e Bistrô, Maison Bleue, Luigi Massas Restaurante, Bendita Bar & Cozinha, Caminho Real, Albergo Del Leone, Vila Bavária, Parador Santarém, Maffagio Restaurante, Grande Hotel Petrópolis, Casa Dangelo, Petiscaria Imperial, Princesa Isabel Gourmet, Luka’s Petrópolis, Luka’s Itaipava, Quinta da Paz Resort, Faustino Restaurante, Pousada Paraíso Açu, Zelo Bistrô, Sabor de Minas, Mimô, Pousada La Belle Bruna, Pedra Bonita, Solar do Império, Tankamana, Benedito Bistrot, Adega do Mineiro, Chocolates Katz, Casa Rosa, Solar Fazenda do Cedro, Parrô do Valentim, Sorvete Brasil e Le Coq Bar e Bistrô, com possibilidade de aumento no número de participantes.



Edição anterior (1683):
quinta-feira, 20 de junho de 2019
Ed. 1683:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1683): quinta-feira, 20 de junho de 2019

Ed.1683:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior