Edição anterior (2132):
sexta-feira, 11 de setembro de 2020
Ed. 2132:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2132): sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Ed.2132:

Compartilhe:

Voltar:


  Incêndio

Fogo destruiu área correspondente a 81 campos de futebol em Secretário

Focos de incêndio em vegetação foram extintos após 4 dias de trabalho

Jaqueline Ribeiro - Especial para o Diário


 Após quatro dias de combate, bombeiros e brigadistas do Instituto Chico Mendes e Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Estadual do Ambiente (INEA) conseguiram extinguir os focos de fogo em vegetação que desde o feriado de 7 de Setembro (segunda-feira) se espalharam pela mata na região de Secretário, no distrito de Pedro do Rio. O clima seco e a baixa umidade do ar - comuns ao período de estiagem -  contribuíram para que o fogo, que possivelmente teve origem em alguma ação humana, consumisse 81 hectares de vegetação. A área destruída corresponde ao tamanho de 81 campos de futebol.

Os últimos focos foram extintos na manhã de quinta-feira (10.09). Bombeiros e brigadistas atuaram no local desde cedo e no início da tarde verificaram  que haviam alguns pontos de calor e brasa, porém sem chamas. A aeronave dos Bombeiros foi usada para sobrevoo de planejamento e também para o lançamento de água em alguns pontos para resfriamento. Após a extinção das chamas, as equipes permaneceram no local fazendo o trabalho de rescaldo para evitar reignições.

- Percorrendo a área do incêndio em Secretário, as equipes encontraram  resíduos de várias fogueiras, que são indicativos da ação humana. Uma delas pode ter começado este incêndio. A população precisa se conscientizar para evitarmos as queimadas, que em 98% dos casos tem origem em ações humanas como  fogueiras em áreas próximas à mata, queima de lixo,  queimadas para limpeza de terreno ou soltura de balões - destaca o comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Gil Kempers.

Provocar queimada é crime. Os responsáveis pelos incêndios florestais respondem civil e criminalmente pelos danos. De acordo com o Código Penal Brasileiros causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outros  tem pena prevista de  três a seis anos de reclusão, e multa.  Além disso, a Lei de Crimes Ambientais (lei 9605/98) também estabelece que fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano tem pena prevista de um a três anos  de detenção e multa, ou ambas as penas cumulativamente.

A operação de combate aos focos de incêndio em Secretário chegou a mobilizar oito viatura e 30 pessoas entre bombeiros, brigadistas e equipes da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil Municipal.

Além da operação de combate ao grande incêndio na região de Secretário, equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para atender pelo menos outras quatro  ocorrências de fogo em vegetação em diferentes pontos da cidade: em uma área de mata às margens da Estrada União e Industria, na altura do número 12.470, no distrito de Itaipava; na Estrada Retiro das Pedras, próximo ao número 541, em Pedro do Rio; na Estrada Eldourado, próximo ao cemitério de Secretário - distrito de Pedro do Rio; e no fim da tarde, um foco de fogo em vegetação na Rua Bartolomeu Sodré, no Caxambu, no primeiro distrito.

 

 

 



Edição anterior (2132):
sexta-feira, 11 de setembro de 2020
Ed. 2132:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2132): sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Ed.2132:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior