Edição anterior (2255):
terça-feira, 12 de janeiro de 2021
Ed. 2255:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2255): terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Ed.2255:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Governador Cláudio Castro visita Petrópolis  e  vai anunciar investimentos no município 

Wellington Daniel

 

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Claudio Castro, está hoje (12) em Petrópolis para lembrar os dez anos da maior tragédia climática do país que, na cidade, arrasou o Vale do Cuiabá. A agenda de Castro começou às 0h, no quartel do Corpo de Bombeiros em uma cerimônia de luto pela memória dos cinco bombeiros militares fluminenses que morreram na tragédia de 2011.

Ao longo do dia, devem ser anunciados investimentos em produção rural, obras de recapeamento e a inauguração da Casa do Trabalhador. Além disso, o Estado também informou que pedirá ao Governo Federal recursos para novas licitações de construção de 330 imóveis em Petrópolis.

Durante a manhã, às 10h30, o governador fará a entrega de dez cheques simbólicos do Agrofundo – programa de fomento agropecuário – para famílias da região em cerimônia no Parque Municipal, em Itaipava. De acordo com a assessoria de comunicação do governo estadual, os cheques devem somar R$ 1 milhão. Além disso, haverá a entrega de certificado de parceiro da agropecuária a um aplicativo e de um selo a um hotel.

Às 11h30, Castro deve fazer o lançamento de uma obra que já começou: a de recapeamento da Estrada União e Indústria entre Pedro do Rio e Posse, trecho chamado de RJ-134. Os trabalhos foram iniciados em novembro pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER-RJ), com previsão de conclusão de oito meses e R$ 21,8 milhões de investimento.

À tarde, o governador em exercício se reúne com empresários. Às 17h, fará a inauguração da Casa do Trabalhador. O espaço funcionará no Terminal Centro, onde funcionava o posto do Detran. O governo municipal soube da possibilidade no dia 6 de janeiro.

O prefeito interino, Hingo Hammes, se reuniu com o secretário estadual de Trabalho e Renda, capitão Paulo Teixeira, por intermédio do vereador Eduardo do Blog, com a presença do superintendente de Atendimento ao Trabalho da pasta, Matheus Quintal. Na ocasião, o anúncio foi feito e Hammes comemorou. A Prefeitura não informou se representantes do executivo municipal participarão da agenda com o governador.

- A Casa do Trabalhador oferece cursos de qualificação, oportunidades de trabalho, cadastro de MEI, carteira de trabalho, além de orientação ao jovem aprendiz. Um espaço como esse ajuda o jovem no primeiro emprego e também na reinserção no mercado de trabalho. Será de grande valia para a cidade – disse Hammes na ocasião.

Castro também passará em Areal na manhã de hoje, por volta de 9h. No domingo (10), o governador esteve em Nova Friburgo e ontem (11), em Teresópolis. Nestes dias, a sede do governo foi transferida para a Região Serrana e foi decretado luto oficial em todo o Estado do Rio.

A tragédia

A noite entre os dias 11 e 12 de janeiro está marcada na memória e na paisagem da Região Serrana do Rio de Janeiro. Ao todo, foram 918 mortos, 30 mil desalojados dezenas de desaparecidos até hoje. Em Petrópolis, o Vale do Cuiabá foi a região mais atingida. A cidade contabilizou 72 óbitos e mais de mil desabrigados.

A repórter do Diário, Jaqueline Ribeiro, participou da cobertura da tragédia. Ela conta que foi o maior desafio que já enfrentou em campo em seis meses acompanhando a situação no local. A jornalista recorda de cenas impressionantes, como uma casa que foi totalmente arrastada e outras totalmente soterradas.

 - A enxurrada deixou um rastro de destruição por mais de nove quilômetros. Diferente das tragédias que infelizmente se repetem na cidade, o que se via ali não era a destruição de casa construídas em encostas e atingidas por barreiras. Ali a devastação atingiu também casas de alto padrão. A única via de acesso ao local – Estrada Ministro Salgado Filho – foi tomada pela lama, água, árvores e uma quantidade absurda de lixo verde; carros revirados e ruínas de casas completavam o cenário de caos – lembrou.



Edição anterior (2255):
terça-feira, 12 de janeiro de 2021
Ed. 2255:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2255): terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Ed.2255:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior