Edição anterior (1620):
quinta-feira, 18 de abril de 2019
Ed. 1620:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1620): quinta-feira, 18 de abril de 2019

Ed.1620:

Compartilhe:

Voltar:


  Estado

Governo do Rio de Janeiro lança Programa Estadual ‘Cuidar’

Iniciativa vai levar mais segurança a profissionais e estudantes da rede pública de ensino, aproximando a Polícia Militar das comunidades, com rondas e patrulhamento a pé, de carro e moto.


 O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, nesta quarta-feira (17/04), o Programa Estadual de Segurança Escolar. Com o nome de ‘Cuidar’, a iniciativa vai levar mais segurança a profissionais e estudantes da rede pública de ensino e aproximará a Polícia Militar e as comunidades onde as escolas estão instaladas. O lançamento do programa foi na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), no Santo Cristo.

Entre as ações previstas no programa está a contratação de profissionais egressos das Forças Armadas, mulheres com formação na área de vigilância, policiais militares e civis, bombeiros e agentes penitenciários reformados ou aposentados para realização de serviços de portaria e inspeção patrimonial das escolas, atuando como Monitores Comunitários. Por meio da proposta, policiais militares também farão patrulhamento a pé e em carros e motos identificados próximos aos colégios.

Durante a apresentação, o governador Wilson Witzel reforçou a importância do ‘Cuidar‘ e destacou as ações realizadas e previstas na atual gestão da Secretaria de Educação.

– Este programa será um entre tantos outros que vamos implementar na rede estadual de ensino. A proposta vai ajudar muito às escolas a prevenir casos de violência e também aproximar os agentes públicos de segurança e os alunos e comunidades. Além disso, esperamos que contribua na integração das famílias dos estudantes com os colégios – declarou o governador.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, ampliar a segurança nas escolas e no entorno delas era uma antiga reivindicação dos professores e estudantes. Ele garante que o ‘Cuidar’ será uma ação permanente, com atuação de forma integrada com as direções das escolas.

– Todos os profissionais que trabalharão no programa serão capacitados, inclusive, com curso de Mediação de Conflitos, por meio de uma parceria com o Tribunal de Justiça. Com essas ações, a expectativa é que a sensação de segurança aumente e gere muitos benefícios, entre eles, a redução do número de alunos evadidos, pois os jovens terão mais segurança e tranquilidade para frequentar as aulas – disse o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

No lançamento do Programa ‘Cuidar’ estiveram presentes o vice-governador, Cláudio Castro; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais; Lucas Tristão; o secretário de Ciência Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues; o Secretário de Modalidades Especializadas de Educação do MEC, Bernardo Goytacazes; representantes das secretarias de Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, além de parlamentares e professores da rede estadual de ensino. O coral do Colégio Estadual Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, também fez uma apresentação especial.



Edição anterior (1620):
quinta-feira, 18 de abril de 2019
Ed. 1620:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1620): quinta-feira, 18 de abril de 2019

Ed.1620:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior