Edição anterior (1730):
terça-feira, 06 de agosto de 2019
Ed. 1730:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1730): terça-feira, 06 de agosto de 2019

Ed.1730:

Compartilhe:

Voltar:


  Campanha

Hospital Unimed inicia campanha de incentivo à amamentação

Equipes intensificam as ações de incentivo à amamentação e acolhimento às puérperas

 

 Banco de Leite reforça apelo para novas doadoras

Referência em Petrópolis e certificado pelo Ministério da Saúde, o banco de leite do Hospital Unimed é pioneiro em toda a Região Serrana com a implantação do serviço. A assistência às puérperas (até 45 dias após o parto) e o acolhimento prestado no período pós-alta hospitalar, proporcionou ao hospital, o selo ouro da Rede de Banco de Leite Humano (BLH), do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

Intensificando as ações de acolhimento às pacientes internadas, o Hospital Unimed Petrópolis iniciou nesta segunda-feira (05.08) a programação do mês de incentivo à amamentação, com um reforço das estratégias de divulgação do serviço, a fim de buscar novas doadoras para a unidade. O Banco de Leite é fundamental para abastecimento da UTI Neonatal do hospital e os estoques estão em baixa.

 “O leite materno é uma alimentação universal, pois proporciona o equilíbrio do ser humano até o final de sua vida, prevenindo doenças, infecções e a desnutrição, além de contribuir na redução dos índices de mortalidade infantil. O nosso compromisso é manter a qualidade do nosso acolhimento às puérperas e prestar toda a assistência necessária para esclarecer todas as dúvidas quanto à amamentação dos seus filhos e estimular a doação daquelas que produzem o leite em excesso”, afirma o vice-presidente da Unimed Petrópolis, Cesar Augusto São Thiago.

Encontro com doadoras e orientações às puérperas

O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Nele estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras e outras substâncias essências para proteger o bebê contra doenças e proporcionar o desenvolvimento sadio da criança. Por conta disso, a assistência às puérperas (até 45 dias após o parto) é fundamental para reforçar a importância da amamentação.

O coordenador da UTI Neonatal, Gustavo Benvenuti explica que o Banco de Leite é fundamental para abastecimento da UTI Neonatal do hospital.

“Os benefícios do leite materno doado para o pequeno prematuro da nossa UTI são enormes. Esse é um gesto de amor que diminui as infecções, melhora o sistema imunológico e a evolução desses bebês durante o tratamento intensivo”, explica.

A responsável técnica do Banco de Leite Humano, Glaucimar Campos Papa, anuncia que estão previstos encontros envolvendo as colaboradoras gestantes, profissionais de Saúde, puérperas e as gestantes internadas.

 “O que precisamos destacar é que para ser doadora a mãe precisa estar com excesso na produção do leite. Então é realizada uma avaliação e cadastro para que elas possam doar o leite conforme determina nosso protocolo de doação. A doação é gratuita, voluntária e inclusive realizamos coleta domiciliar conforme agendamento prévio”, destaca.

Quem pode doar e como se cadastrar?

Para ser doadora é preciso estar saudável, amamentando e produza mais leite do que o necessário para o seu bebê pode se tornar uma doadora. Basta entrar em contato com o Banco de Leite da Unimed Petrópolis pelo telefone (24) 2291-9846 de segunda a sexta-feira de 8 às 17h e manifestar o desejo de doar. Depois, é só preencher um cadastro dando informações sobre o pré-natal e situação atual, alegando se toma algum medicamento, fuma ou se tem algum problema de saúde. Uma vez considerada apta, a doadora será orientada sobre como fazer a coleta em casa (se preferir) ou então será encaminhada para fazer a doação direto no banco de leite.



Edição anterior (1730):
terça-feira, 06 de agosto de 2019
Ed. 1730:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1730): terça-feira, 06 de agosto de 2019

Ed.1730:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior