Edição anterior (1793):
terça-feira, 08 de outubro de 2019
Ed. 1793:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1793): terça-feira, 08 de outubro de 2019

Ed.1793:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

III Ciclo de Debates do CAALL

 

O Centro Alceu Amoroso Lima para Liberdade/CAAL promove o III Ciclo de Debates “Conversando com o autor”. Os encontros acontecerão em outubro e novembro. Para Maria Helena Arrochellas, diretora do CAALL, o III Ciclo, desta vez, com foco na literatura tem como objetivo refletir o importante papel da literatura no enriquecimento e fortalecimento da cultura de seu povo, fator fundamental para se construir uma nação. 

Para o primeiro debate convidamos a poeta e musicista Denise Emmer. Lançando o livro O cavalo cantor e outros contos, ela transita por temas que simbolizam a solidão, naufrágios humanos, desencontros, criaturas humanas, que afogadas nas próprias tristezas, tendem a sucumbir e “encontrar a velada beleza da morte”.

“Há um certo realismo mágico que os permeia, advindo da poesia que é a magia e está em minha origem. Sendo assim, a linguagem é poética, porém as histórias são concisas.” – revela Denise.

Essa é a 20ª obra da autora que estreia no gênero contos. Denise acumula prêmios literários, tais como ABL de Poesia (Academia Brasileira de Letras), APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), Prêmio Internacional José Marti da UNESCO, Olavo Bilac (ABL), Pen Club do Brasil, entre outros. 

Para Denise eventos que promovem a resistência e o debate são primordiais para uma sociedade ameaçada pelo retrocesso e radicalização.

“A CAALL tem o grande mérito de permitir o livre pensamento e, assim, disseminar a caminhada para a luz de um mundo melhor.” – afirma.

A mesa de debates do dia 08 de outubro terá a participação do poeta Leonardo Fróes,naturalista, tradutor, jornalista e crítico literário reside em Petrópolis é autor de diversos livros de poesia e já ganhou vários prêmios, tais como: Jabuti em 1996, Paulo Ronai de Tradução em 1998 e Prêmio Alceu Amoroso Lima Poesia e Liberdade em 2016.

Além da escritora Denise Emmer, o III Ciclo de Debates vai promover o lançamento dos livros, Os assassinos do sol de Márcio Tavares d’Amaral e Minha avó seus mistérios – Memórias Inspirativas e O Marxismo ainda é útil? de Frei Betto nas edições dos dias 15 de outubro e 09 de novembro, respectivamente.

 Promovido pelo Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade/CAALL, unidade da UCAM, e o Museu Imperial de Petrópolis, o III Ciclo de Debates "Conversando com o autor" tem apoio da UCAM, do CEFET, da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa e da Associação de Amigos do Dr. Alceu/AADA e abordará a literatura.



Edição anterior (1793):
terça-feira, 08 de outubro de 2019
Ed. 1793:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1793): terça-feira, 08 de outubro de 2019

Ed.1793:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior