Edição anterior (2021):
sábado, 23 de maio de 2020
Ed. 2021:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2021): sábado, 23 de maio de 2020

Ed.2021:

Compartilhe:

Voltar:


  INSS

INSS prorroga atendimento remoto até 19 de junho

Segurados podem acessar serviços e pedir benefícios pelo portal Meu INSS e telefone 135

Jaqueline Gomes

 

Buscando sempre preservar os segurados neste período de pandemia do novo coronavírus, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) prorrogou, até o dia 19 de junho, o atendimento remoto nas agências da Previdência Social. A Portaria foi publicada nesta sexta-feira (22), no Diário Oficial da União.

De acordo com Fernando Mascarenhas, gerente executivo do INSS Petrópolis, a reabertura das agências físicas vem sendo estudada criteriosamente pelo Instituto, mas, precisa ser feita com muita responsabilidade.

- O INSS tem uma característica muito peculiar, pois as pessoas que nos procuram nas agências geralmente são acometidas por alguma doença, têm imunidade baixa, o que é um fator de alto risco para o coronavírus. Estamos fazendo um levantamento da curva epidemiológica e percebemos que o pico da doença ainda está por vir. Então, resolvemos prorrogar o decreto por ser temerosa a aglomeração de pessoas em lugares fechados, com ar condicionado – considerou o gerente executivo.

Durante esse período, os casos que dependem de perícia médica serão analisados sem a perícia presencial, bastando que o segurado anexe o atestado médico pelo portal ou aplicativo Meu INSS. O Instituto vai antecipar parte do valor do benefício devido ao segurado de forma remota.

Mascarenhas reforça que nenhum pagamento está sendo bloqueado por questões técnicas ou burocráticas.

- Estipulamos focar os esforços para desbloquear pagamentos por pendências técnicas ou burocráticas, como fé de vida ou procuração vencida, por exemplo. Zeramos os pedidos pendentes com o trabalho remoto. Entendemos que uma parcela tem dificuldade para acessar a internet, mas, a maioria dos beneficiários está sendo atendida pelos canais remotos como o Meu INSS e pelo telefone 135. Antes da pandemia tínhamos cerca de 5 mil processos pendentes, hoje temos apenas 38 que estão em exigência, ou seja, dependem do beneficiário – comemora.

Meu INSS

Para quem tem alguma dúvida de como acessar o Meu INSS (site e aplicativo), agora tem todas as informações disponíveis sobre o serviço em um único lugar. Para saber como gerar senha, além de aprender a solicitar serviços e benefícios, basta acessar https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/ para conhecer conteúdos didáticos e explicativos que ajudarão a ter acesso ao INSS sem sair de casa.

Adiantamento do 13º salário

O gerente executivo do INSS Petrópolis ressaltou que a segunda parcela do 13º salário, que teve o pagamento adiantado, começa a ser depositada na próxima segunda-feira (25), e segue até o dia 5 de junho, conforme a Tabela de Pagamento 2020.

- Esse adiantamento foi para manter algum tipo de renda para os brasileiros durante essa pandemia. Sabemos que muitos beneficiários são arrimos de família, ou moram com algum familiar que pode ter ficado sem renda. Então, é importante contar com essa renda fixa e segura, além de injetar dinheiro na economia do país – concluiu Fernando Mascarenhas.



Edição anterior (2021):
sábado, 23 de maio de 2020
Ed. 2021:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2021): sábado, 23 de maio de 2020

Ed.2021:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior