Edição anterior (1551):
sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019
Ed. 1551:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1551): sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019

Ed.1551:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

Investigado da Receita, Gilmar Mendes se diz vítima de abuso de autoridade
Investigadores apontam que existem indícios de lavagem de dinheiro e tráfico de influência por parte do ministro e familiares

Correio Braziliense - RS Renato Souza

 

No ofício, o ministro reclama dos servidores da Receita não terem sido identificados(foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)

Em ofício enviado ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o também ministro da Corte Gilmar Mendes alega ser alvo de "abuso de autoridade" e pede atitude por parte de seus pares. Mendes é alvo de um procedimento da Receita Federal que apura "focos de corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio e tráfico de influência". 

Além de Mendes, a mulher dele, Guiomar, também é investigada. No ofício, o ministro reclama dos servidores da Receita não terem sido identificados. "Tomei conhecimento dos documentos anexos, a partir dos quais deduzi que auditores fiscais não identificados da Secretaria da Receita Federal estariam realizando pretenso 'trabalho' voltado a apurar possíveis 'fraudes de corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio ou tráfico de influência' praticados por mim e/ou meus familiares", escreve.


"O que causa enorme estranhamento e merece pronto repúdio é o abuso de poder por agentes públicos para fins escusos, concretizado por meio de uma estratégia deliberada de ataque reputacional a alvos pré-determinados", completa Gilmar.


Tráfico de influência 
No relatório, os investigadores apontam que a principal suspeita é de tráfico de influência, o que, de acordo com o documento, "normalmente se dá pelo julgamento de ações advocatícias de escritórios ligados ao contribuinte ou seus parentes, onde o próprio magistrado ou um de seus pares facilita o julgamento".



Edição anterior (1551):
sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019
Ed. 1551:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1551): sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019

Ed.1551:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior