Edição anterior (1786):
terça-feira, 01 de outubro de 2019
Ed. 1786:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1786): terça-feira, 01 de outubro de 2019

Ed.1786:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Iphan afirma que realiza fiscalização com regularidade em Petrópolis

Órgão respondeu a questionamentos após queda de árvore na Rua do Imperador

Wellington Daniel

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) afirmou ontem (30) ao Diário que o Escritório Técnico do Iphan da Região Serrana realiza fiscalização na cidade com regularidade. O Instituto supervisiona a conservação dos bens tombados, bem como áreas de entorno. Segundo o órgão, no entanto, cabe ao proprietário a execução das intervenções necessárias para restauração e manutenção de bens tombados.

Os esclarecimentos do órgão vieram após a queda de uma árvore na noite da última quinta-feira, 28 de setembro. Procurado pelo Diário, o Iphan não havia conseguido responder até o fechamento da edição de sexta-feira (29) e esta resposta chegou ontem.

O Iphan também esclareceu como devem ser realizadas podas ou cortes de árvores em áreas protegidas pelo órgão. O proprietário do local deve protocolar um pedido de autorização junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A pasta, através de seu quadro técnico, fará vistoria e analisará o estado fitossanitário (a “saúde”) do indivíduo arbóreo.

Caso seja autorizado pela Secretaria Municipal, o relatório técnico é enviado ao Iphan para análise, que leva cerca de 10 dias. Caso haja a aprovação da poda ou do corte, o manejo deverá ser feito dentro da orientação técnica do relatório.

Para evitar prejuízos à árvore, as recomendações são feitas abordando questões como época adequada para poda, porcentagem máxima de retirada e forma correta de corte. Estas ações terão que ser relatadas em um novo documento e enviadas ao Iphan.



Edição anterior (1786):
terça-feira, 01 de outubro de 2019
Ed. 1786:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1786): terça-feira, 01 de outubro de 2019

Ed.1786:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior