Edição anterior (1732):
quinta-feira, 08 de agosto de 2019
Ed. 1732:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1732): quinta-feira, 08 de agosto de 2019

Ed.1732:

Compartilhe:

Voltar:


  Exposição

Itaipava vai receber Exposição Nacional do Cavalo Pampa

 

            As exposições de importantes raças de cavalo continuam em alta em Petrópolis. Este mês, o Parque Municipal, em Itaipava, vai receber a 26ª Exposição Nacional do Cavalo da Raça Pampa, que será realizada entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro. O evento vai contar com cerca de 400 animais nas pistas de julgamento de marcha, morfologia, esportes, provas sociais e nos leilões. A vinda de haras de diversas cidades espalhadas pelo país ajuda a movimentar a região e aquece a economia da cidade.

            “O parque é muito procurado para este tipo de evento. Temos, na cidade, a infraestrutura perfeita para as exposições e essa parceria com a iniciativa privada nos traz muitos benefícios. Hotéis, pousadas e restaurantes ficam lotados, com muitos criadores de animais e funcionários dos haras. Eventos como esse podem movimentar milhões de reais”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

“Faz parte da programação social com os criadores visitas aos pontos turísticos da Cidade Imperial”, acrescenta Alexandre Todeschini Pires, presidente da ABC Pampa (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pampa).

Ainda segundo ele, nas pistas do cavalo Pampa são julgados cinco andamentos de marcha - a picada, a de centro, a batida, a cadenciada e a progressiva - que são as encontradas nos animais de sela brasileiros que compõem a base de formação da Pampa. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita. Os cavalos malhados (Pampas) dos índios americanos são mundialmente conhecidos.

Eventos como esse já são comuns no Parque Municipal. Em junho, por exemplo, a cidade recebeu a 34ª Exposição Estadual do Cavalo Mangalarga Marchador, que movimentou a região com mais de 350 animais e criadores de todo o país. Mais de 10 mil pessoas passaram pelo evento em quatro dias de programação. Além deste, este ano o parque ainda contou com outra exposição do Pampa e uma do Campolina.

“Nosso objetivo é continuar atraindo eventos desse porte para Itaipava. Os criadores sempre elogiam muito a estrutura do parque e da própria região, porque eles nunca vêm sozinhos, vêm com toda a família e aproveitam a gastronomia e o comércio da cidade”, explica o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.



Edição anterior (1732):
quinta-feira, 08 de agosto de 2019
Ed. 1732:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1732): quinta-feira, 08 de agosto de 2019

Ed.1732:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior