Edição anterior (1478):
terça-feira, 27 de novembro de 2018
Ed. 1478:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1478): terça-feira, 27 de novembro de 2018

Ed.1478:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

JEUPs: Dia de Convivência para alunos com deficiência promove a inclusão social

Foram realizadas atividades recreativas e esportes adaptados para estudantes da rede municipal de ensino

 

Mais saúde e qualidade de vida, promovendo a inclusão social de pessoas com deficiência (PcD) através do esporte. O Dia de Convivência para alunos com PcD que estudam na rede municipal de ensino foi realizado nesta segunda-feira (26.11) no Centro Esportivo da Escola Municipal Fábrica do Saber, que fica na Estrada da Saudade. Foram promovidas atividades recreativas e esportes adaptados, como a bocha paraolímpica, futsal, basquete e ginástica artística.

A atividade faz parte da programação dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (JEUPs) de 2018. O Dia de Convivência é utilizado como ferramenta de inclusão social, estimulando a prática esportiva, os cuidados com a saúde e a participação em sociedade. A proposta da prefeitura é democratizar o acesso ao esporte, abrindo mais espaço para as pessoas com deficiência.

"O Dia de Convivência contribui na melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência, proporcionando um dia diferenciado para as crianças. Essa é uma solicitação do prefeito Bernardo Rossi, que nossas ações contemplem a todas as pessoas do município. A ideia é contribuir com a inclusão social desses alunos", explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

"Com a prática esportiva, eles podem demonstrar sua capacidade à sociedade, fortalecer sua autoestima, entre outros inúmeros benefícios", conta Clévia Sies, coordenadora de esportes para grupos especiais e idosos da Superintendência de Esportes e Lazer, ressaltando a importância do Dia de Convivência para as crianças.

"O mais importante é o sorriso de cada criança que participou das atividades oferecidas. O esporte é uma das formas de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Esperamos que no ano que vem mais jovens participem dessa ação", completa Clévia.

Todos os alunos que participaram do Dia de Convivência receberam medalha de participação. A ação é parte de um conjunto de atividades da Prefeitura voltadas para as pessoas com deficiência no âmbito esportivo. Em outubro, aconteceu a I Copa Imperial de futsal para surdos, reunindo mais de 200 atletas em parceria com a Associação Petropolitana de Surdos (APES). No próximo domingo, dia 2 de dezembro, será realizado um campeonato municipal de futsal para surdos.

Além disso, no ano passado, aconteceu a capacitação gratuita para estudantes e professores de educação física que desejam trabalhar com pessoas com deficiência intelectual, além de um treinamento, também de graça, para árbitros de futebol e futsal. As atividades oferecidas têm como objetivo aumentar a participação das pessoas com deficiência nas mais diversas modalidades oferecidas na cidade.

 

 



Edição anterior (1478):
terça-feira, 27 de novembro de 2018
Ed. 1478:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1478): terça-feira, 27 de novembro de 2018

Ed.1478:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior