Edição anterior (2134):
domingo, 13 de setembro de 2020
Ed. 2134:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2134): domingo, 13 de setembro de 2020

Ed.2134:

Compartilhe:

Voltar:


  PANDEMIA

Mais uma noite de sexta-feira com aglomerações

Wellington Daniel

 

Mais um início de final de semana com registros de aglomerações na cidade. Na sexta-feira (11), a fiscalização da Prefeitura junto com a Polícia Militar e Guarda Civil flagrou novas cenas de desrespeito ao distanciamento social na Rua 13 de Maio e na Praça Pasteur (Castelânea). Com isso, foi necessário o fechamento de alguns estabelecimentos antes do horário previsto por decreto.

Também na sexta-feira, o boletim da Prefeitura informou 6.112 testes positivos para a covid-19 e 193 óbitos, sendo que oito foram confirmados em 24h. A ocupação dos leitos do SUS ficou em 50% dos clínicos e 39,39% de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ao todo, 109 pessoas estavam internadas devido a doença.

De acordo com a Prefeitura, os estabelecimentos cumpriam as normas de atendimento no interior, mas as calçadas estavam lotadas. Na 13 de Maio, por exemplo, foi necessário o fechamento de um estabelecimento, uma padaria e duas lojas de conveniência por volta de 23h.

A fiscalização abordou e orientou que as pessoas nas aglomerações voltassem para casa e seguissem as recomendações de segurança. Uma parte da equipe também se direcionou à Praça Princesa Isabel, em frente à Catedral, para evitar que houvesse um deslocamento da aglomeração. Por volta de 0h, de acordo com o município, o local estava vazio.

A Prefeitura ainda explicou que muitas pessoas não estavam consumindo nos estabelecimentos da região e as bebidas foram compradas em outro lugar. O município não respondeu se houve a aplicação de multa pelo não cumprimento do uso obrigatório de máscaras.

- Apesar de todo cidadão ter direito de ir e vir, a prefeitura reforça a importância de cada pessoa continuar se prevenindo para que a doença continue sendo controlada em Petrópolis, isso inclui o uso de máscaras, sair de casa só em caso de necessidade e manter o distanciamento – reforçou em nota a Prefeitura.

 

Praça Pasteur

Na Praça Pasteur (Castelânea), a Prefeitura informou que, além da aglomeração, havia um bar funcionando de forma irregular, que foi multado e fechado. É que a atividade de bares continua suspensa no município, como forma de prevenção a doença. Apenas restaurantes podem funcionar, seguindo diversas regras sanitárias.

O bairro Castelânea confirmava, no boletim de sexta-feira (11), 103 casos de covid-19 com dois óbitos, segundo o Painel Epidemiológico. Na edição do dia 5, o Diário mostrou que, em apenas uma semana, os casos na localidade subiram 31,4%. Naquela ocasião, tinham ido de 70 para 92 confirmações.

- A prefeitura reforça que todas essas medidas foram adotadas pelo município para garantir a segurança e a saúde da população – atualmente, a doença está em controle na cidade, com baixos índices de ocupação de leitos de UTI pelo SUS. Graças a esses índices, foi possível flexibilizar as restrições para algumas atividades, mas para continuar com a flexibilização, é fundamental o empenho dos petropolitanos nos cuidados com a saúde própria e de todos – informou o município.



Edição anterior (2134):
domingo, 13 de setembro de 2020
Ed. 2134:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2134): domingo, 13 de setembro de 2020

Ed.2134:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior