Edição anterior (1770):
domingo, 15 de setembro de 2019
Ed. 1770:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1770): domingo, 15 de setembro de 2019

Ed.1770:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
Marise Simões
COLUNISTA

 

 

Educação Médica

 

O médico obstetra Vander Guimarães, professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase, participou do Congresso Europeu de Educação Médica, realizado em Viena, na Áustria, entre 24 e 28 de agosto. Ele apresentou trabalho sobre Métodos Interativos para Ensinar e Aprender sobre Violência Contra a Mulher. O evento reuniu mais de quatro mil participantes, de mais de 100 nacionalidades diferentes, que discutiram temas como a reforma curricular, qualidade de vida e saúde mental do estudante, metodologias ativas de ensino e aprendizagem, o paciente como professor e os novos desafios do ensino para a geração Z (pessoas nascidas no século XXI), entre outros.  (FOTO - -O professor da FMP/Fase, Vander Guimarães (esq.) ao lado do Dr. Ronald M. Harden (dir.), um dos maiores pesquisadores em Educação Médica no mundo, criador do método OSCE - Exame Estruturado de Habilidades Clínicas. O exame é considerado um dos métodos mais confiáveis para avaliação de competências clínicas de estudantes e residentes, assim como para certificação profissional e avaliação de profissionais médicos em atividade. )

 

Almoço beneficente

O Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) vai comemorar o aniversário dos corais dos Canarinhos de Petrópolis no próximo neste domingo, dia 15, com um almoço beneficente. O evento, que será realizado a partir das 12h, na sede do IMCP, já está com convites à venda. Os ingressos antecipados custam R$18 e no dia do evento custarão R$25. Bebidas e sobremesas serão cobradas a parte. Além das delícias preparadas para o almoço, o evento também contará com a participação musical dos dois corais. 

 

Casa da Flor I

 

Dentro da programação da 13ª Primavera dos Museus, o Museu do Artesanato  do Estado  do Rio de Janeiro/Casa de  Cultura Cocco Barçante realizará uma exposição  sobre a Casa da Flor, monumento tombado pelo Ipham, localizado na cidade de São  Pedro da Aldeia, e construída entre 1912 e 1985 por Gabriel Joaquim dos Santos, filho de ex-escravo e índia, dentro dos conceitos atuais de sustentabilidade e reaproveitamento  de materiais. (FOTO - Paulo Antonio  Igreja, Cocco Barçante e Amelia e Jorge Costa (Divulgação 02)

 

Casa da Flor II

Na ocasião, o evento também reserva uma homenagem à professora Amélia Zaluar que cuidou durante 30 anos da preservação  do monumento, até  conseguir o seu tombamento e declarada como patrimônio nacional em 2016. A exposição terá  curadoria do professor e arquiteto Paulo Antonio Igreja e do arquiteto Jorge Costa. Será no dia 28 de setembro, às  15h  no Museu do Artesanato, apresentando obras dos artistas Maurício Kiffer, Itamar Barolli, Deneir de Souza Martins, Guaraciara Peixoto, Moema Branqionho e Beatriz Penna, que se inspiraram na Casa da Flor.

 

Descubra o seu Propósito

 

Esse é o tema do livro que Jussara Souza acabou de lançar na Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro. Na obra, a ex-workaholic – que largou tudo para amar a si mesma e encontrar o seu propósito de vida –, revela, em detalhes, as “ferramentas” que usou para sair de um estado de insatisfação para a profissão dos seus sonhos e uma vida de realizações. Ela também relata como as crenças limitantes nos afasta da verdadeira felicidade. “Participar pela primeira vez da Bienal do Livro como autora de uma editora conceituada como a Editora Vozes foi a concretização de mais um sonho”, revelou em suas redes sociais. Para saber mais acesse: www.jussarasouza.com.br. (FOTO  - Escritora Jussara Souza durante tarde autógrafo de “Descubra o seu Propósito” na Bienal (Divulgação)

 

 

Oktoberfest Petrópolis

Com participação das cervejarias artesanais da cidade, jogos, danças típicas, desafios, foodtrucks, gastronomia alemã e muita música, a 3ª edição da Oktoberfest Petrópolis acontece até este domingo (15), e volta com força total entre os dias 20 e 22 de setembro, para o seu último final de semana. Vai ter Baile do Zen; apresentação da Spiel Und Charm,  e shows de Tati Cirelli, Gargamel DK, Valentina Francisco, Banda dos alunos da escola de música Fábrika de Sons, Pablo e Bernardo, Tribo de Gonzaga, Carol Coutas, Tokaia, Capital Elétrico, SouS e muito mais!



Edição anterior (1770):
domingo, 15 de setembro de 2019
Ed. 1770:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1770): domingo, 15 de setembro de 2019

Ed.1770:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior