Edição anterior (2160):
sexta-feira, 09 de outubro de 2020
Ed. 2160:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2160): sexta-feira, 09 de outubro de 2020

Ed.2160:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

Matrículas nas escolas

Na rede municipal, só há transferências ou matrículas em casos específicos

Wellington Daniel

 

Faltam menos de 60 dias para o final do ano. Neste período, em épocas normais, os pais de estudantes já começariam a ver matrículas e rematrículas para os filhos em escolas, principalmente da rede pública. Mas, com a pandemia, estas datas se alteraram. Sem previsão de volta das aulas presenciais em Petrópolis, a rede municipal de ensino só está realizando atendimentos do tipo para casos específicos.

Pelo decreto 1.232, do dia 24 de junho, fica determinado que pais ou responsáveis que vieram de outras cidades e decidirem colocar seus filhos na rede municipal de Petrópolis devem entrar em contato com a Secretaria de Educação exclusivamente pelo e-mail: seematriculaadistancia@gmail.com. Quando há o movimento inverso, deve ser pelo telefone 2246-8685.

As transferências internas na rede municipal estão suspensas. O período de matrículas para o ano letivo de 2021, para alunos em idade estudantil obrigatória (quatro a 17 anos) ainda não foi aberto, de acordo com a Prefeitura. O calendário oficial deste período também não foi fechado. Para mais informações, a Prefeitura disponibilizou os seguintes telefones: 2246-8685 / 2246-8683.

Até agora, apenas as inscrições para vagas de Centros de Educação Infantil (CEIs) estão abertas. A Prefeitura afirma que o cadastro para os CEIs é feito porque a Secretaria de Educação precisa se reorganizar para o próximo ano letivo, mesmo que ainda não tenha data prevista para o retorno. Os pais serão chamados para matrícula conforme a disponibilidade de vagas em casa unidade escolar.

Neste ano de 2020, os alunos continuam com as atividades remotas, pela plataforma Educa em Casa. Equipes gestoras e professores acompanham as atividades, que estão sendo computadas como horas letivas, após autorização pelo Conselho Municipal de Educação.

Rede estadual

Na rede estadual, também não há definido sobre as matrículas e rematrículas. A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), no momento, está focada nos protocolos para a retomada das atividades presenciais. No entanto, a pasta afirma que os gestores devem seguir as determinações do município onde os colégios estão inseridos. Desta forma, as unidades localizadas em Petrópolis também devem aguardar a liberação da Prefeitura.



Edição anterior (2160):
sexta-feira, 09 de outubro de 2020
Ed. 2160:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2160): sexta-feira, 09 de outubro de 2020

Ed.2160:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior