Edição anterior (1789):
sexta-feira, 04 de outubro de 2019
Ed. 1789:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1789): sexta-feira, 04 de outubro de 2019

Ed.1789:

Compartilhe:

Voltar:


  Lazer

Meio Ambiente promove caminhada ecológica guiada no Vale das Videiras

 

O próximo domingo (06.10) será dia de caminhada ecológica para um grupo de 45 pessoas na trilha da Pedra do Cuca, no Vale das Videiras. Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, o passeio guiado tem percurso aproximado de quatro quilômetros e meio e deve durar cerca de duas horas.  Cada participante deve levar comidas leves, como frutas e barras de cereais, além de água, boné e protetor solar. A previsão é de sol pela manhã e chuva no fim de tarde, sem prejudicar a caminhada.

O ponto de encontro dos inscritos no passeio é a Praça Dom Pedro às 8h30. Um ônibus da Cidade das Hortênsias, parceira da prefeitura na ação, leva todos os participantes até o início da trilha. No local, também será realizada a instalação de uma placa de educação ambiental. A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente quer sensibilizar os petropolitanos sobre a importância de preservar a natureza.

“Criamos um calendário de caminhadas que envolveu mais de 400 pessoas até o momento. É uma ação que incentiva a preservação do meio ambiente e promove saúde e bem-estar. É uma atividade diferenciada, gratuita, para toda a família", destaca o prefeito Bernardo Rossi.

As caminhadas ecológicas são usadas como atividade de educação ambiental em diversas cidades do país. Em Petrópolis, o circuito pelas trilhas começou em maio. "A proposta é que as pessoas conheçam esses locais e ajudem a preservar. Essa também é uma forma de trabalhar educação ambiental no âmbito da comunidade", explica Anderson Campos, coordenador de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

Com as caminhadas, a prefeitura quer aproveitar as belezas naturais de Petrópolis e reforçar a importância da preservação ambiental. A iniciativa conta com o apoio técnico da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Cruz Vermelha, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Além desta atividade, a pasta investe em outras ações de conscientização, especialmente, nas salas de aula da rede municipal. “As crianças são multiplicadoras, ou seja, levam para dentro de casa aquilo que aprendem na escola. No próximo domingo, a ideia é oferecer uma atividade diferenciada, para toda a família, com foco na preservação ambiental”, explica Fred Procópio, secretário de Meio Ambiente.



Edição anterior (1789):
sexta-feira, 04 de outubro de 2019
Ed. 1789:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1789): sexta-feira, 04 de outubro de 2019

Ed.1789:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior