Edição anterior (1747):
sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Ed. 1747:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1747): sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Ed.1747:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade
 

Meninas dos Canarinhos de Petrópolis no Salão do Turismo no Rio

A tradição dos corais tão marcante em Petrópolis será apresentada aos visitantes do Salão do Turismo. O coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis vai realizar um concerto no próximo sábado, dia 24, às 17h, durante o evento que está acontecendo no Armazém 2 do Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Esta será a única apresentação cultural de Petrópolis no Salão do Turismo que terá a participação de mais 70 municípios.

“Para nós é uma honra termos sido escolhidos para representar a cultura da cidade e apresentar esta que é uma tradição tão forte. Esta apresentação será ainda mais importante porque, além do reconhecimento do trabalho dos corais do Instituto dos Meninos Cantores, estaremos ajudando a promover o turismo em Petrópolis”, declarou o diretor artístico do IMCP, Marco Aurélio Lischt.

A apresentação do próximo sábado terá um programa especial, focado na música popular brasileira. “Estamos preparando um concerto focado em compositores cariocas. Esperamos que o público aprecie nossa música e que venha à Petrópolis nos visitar e conhecer toda a beleza da nossa cidade”, comentou o maestro do coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, Marcelo Vizani.

Salão do Turismo

Promovido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, o evento, que tem apresentação do Sesc e Senac, terá diversas atrações de quinta-feira (22) a domingo (25). Algumas acontecerão em um palco localizado no centro do espaço do evento e outras em uma área localizada na parte externa do Armazém. Além da apresentação do Coral das Meninas dos Canarinhos, haverá jongo, folia de reis, dança cigana, oficina de turbantes e shows para quem aprecia todos os estilos: samba, blues, seresta, orquestra, MPB, e muito mais.

No palco a animação começa na abertura, quinta-feira, 22/08, com a apresentação da bateria da Beija Flor. O dia será encerrado com o "Carnaval Experience", que apresenta o universo das escolas de samba do Rio de Janeiro, mostrando os bastidores da criação do espetáculo e a história do nascimento do samba e do carnaval carioca.

Na sexta-feira, haverá shows de forró pé de serra de Miguel Pereira e, em seguida, de Silva Jardim; Tambores de Aço, de Volta Redonda; e orquestra de jazz, entre outras atrações. No sábado, as apresentações começam com a Orquestra Sinfônica da Baixada Fluminense e seguem com "Círio de Nossa Senhora de Nazareth e Folia do Divino", Coral indígena, Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e samba. O domingo, último dia doSalão de Turismo, promete muita animação com dança cigana, jongo, samba e MPB, além da escola de samba Grande Rio.

Já na área externa haverá atrações para todas as idades. As crianças vão gostar do sobrevoo virtual de paramotor sobre a cidade de Saquarema, EcoExperiência com arvorismo, paredes de escalada, tirolesa, além de um mini campo de golfe. Para os que apreciam as belas imagens das cidades do interior, será possível tirar fotos com Chroma Key. O turismo de acessibilidade também estará representado através do projeto "Praia para Todos", que terá em sua tenda a cadeira anfíbia, usada pelas pessoas com deficiência na praia, e apresentações de frescobol adaptado.

 

Sobre o Coral das Meninas dos Canarinhos

Fundado em 1988 por Frei José Luiz Prim, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis é mantido pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Atualmente, 59 meninas compõem o coro que tem em seu repertório música sacra, folclórica e popular.

Em sua trajetória destaca-se a participação no Projeto Aquarius, cantando a Sinfonia nº 8 “dos MIL” de Mahler; no Tour da Experiência, onde a história de Petrópolis é contada e cantada; e no projeto MPB em Conversa, que fala sobre o ciclo da música popular brasileira, relacionada à história do Brasil. O Coral das Meninas dos Canarinhos também realizou turnês em diversas regiões do país e em Portugal durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, e teve participação em duas faixas na gravação de um CD de MPB, junto com o Coral dos Canarinhos.

Em 2014, um passo importante para a história do Coral foi dado. Depois de 26 anos de existência, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis prepararam seu primeiro Cd, com três canções inéditas, compostas pelos Maestros Marco Aurélio Lischt, Antônio Gastão e Alexandre Schubert, produzidas especialmente para o disco. A gravação contou com os técnicos Márcio Werderits e Alexandre Rabaço.

O Coral recebeu o prêmio Maestro Guerra Peixe, na categoria Música Erudita pela apresentação do oratório “A Paixão segundo São João”, realizada junto com o Coral dos Canarinhos e com a Orquestra Filarmônica de Petrópolis no ano de 2016. Em 2018, as Meninas dos Canarinhos realizaram uma turnê com cinco apresentações nas cidades de São Paulo, Campinas e Curitiba. As apresentações marcaram os 30 anos do Coral. No fim de 2018, o coral também participou das comemorações de Natal do Instituto Municipal de Cultura de Petrópolis.

Durante as quase três décadas de existência, apenas três maestros estiveram à frente do coral: a professora Silvia Muniz, o maestro Gilberto Bittencourt e, desde 1998, o maestro Marcelo Vizani.

Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis já viajou para Portugal e esteve em diversas regiões do Brasil. As turnês artísticas se tornam fundamentais na formação dessas jovens. Além de levar sua música, as meninas são incentivadas a conhecer a cultura dos locais visitados.



Edição anterior (1747):
sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Ed. 1747:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1747): sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Ed.1747:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior