Edição anterior (2058):
segunda-feira, 29 de junho de 2020
Ed. 2058:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2058): segunda-feira, 29 de junho de 2020

Ed.2058:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Mesmo sem data definida, academias de Petrópolis se preparam para reabertura 

Wesley Fernandes – especial para o Diário.

Mesmo sem data definida para reabertura, academias em Petrópolis começaram a adequar seus espaços para cumprir exigências que visam garantir higiene e distanciamento para evitar o contágio e propagação da covid-19. A expectativa dos empresários do setor fitness da cidade é que as atividades sejam liberadas de forma gradual a partir da próxima segunda-feira (06), apesar do governo municipal não se manifestar sobre o assunto.

 

O professor de Educação Física e proprietário da academia Aeróbica, Murilo Guerra, conta que os últimos três meses foram difíceis e se mostra otimista para o retorno das atividades. “O período em que a academia esteve fechada foi difícil, não só para nós, mas para a grande maioria da população petropolitana, brasileira e do mundo. Porém, estamos administrando as coisas com muita paciência, serenidade e uma boa dose de resiliência, afinal, se adaptar ao “novo normal” é uma questão de necessidade e sobrevivência. Estamos otimistas e esperançosos para o retorno das atividades, que está previsto para o final deste mês ou início de julho”, disse.

Segundo a Comissão Imperial, representante do Conselho Regional de Educação Física (CREF1) em Petrópolis, um plano de reabertura já foi entregue e discutido com a Secretaria Municipal de Saúde. Nele, foi especificado todos os protocolos e normas de condutas que devem ser seguidos pelas academias. Além disso, os empresários poderão assinar um termo de adesão atestando que os centros fitness estão seguindo todos os itens da norma técnica do CREF1, em troca do selo Academia Segura - indicação legislativa dos vereadores Hingo Hammes e Leandro Azevedo.

Entre as normas do CREF1 e protocolos de segurança adotados pelas academias estão o uso obrigatório de máscaras por todos os alunos, profissionais e colaboradores; restrição no horário de funcionamento; instalação de tapetes sanitizantes nas entradas;  e aferição da temperatura corporal com termômetro digital à distância - caso a temperatura seja de 37,8°C ou mais, o aluno não poderá ingressar na academia.

Em tempos de pandemia, os proprietários da academia Körper frisam a importância da prática de atividade física “Hoje a gente tem duas pandemias graves, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): a inatividade física e a covid-19. O exercício físico combate as duas pandemias. Estamos com esperança que esta semana tenha o anúncio da reabertura, pois nossa luta é conscientizar a todos de que somos profissionais essenciais e capazes de continuar oferecendo saúde e bem estar com toda segurança”, destacou Anderson Bento, Michel Carneiro e Vinicius Carvalho.

Adepta dos exercícios físicos e grávida de nove meses, a advogada Priscila Chaves conta como foi passar o período de gestação sem poder utilizar os serviços das academias “A prática de atividade física por grávidas, como eu, é recomendada pelos profissionais da saúde, sendo assim, sempre mantive a musculação, desde o início da gestação. Contudo, em cenário de quarentena e com as academias fechadas, tive que me adaptar e aderir a plataforma online da minha academia, o que fez uma diferença muito grande para o meu corpo e a minha mente”, contou a futura mamãe, acrescentando que espera o retorno das academias para voltar a rotina de treinos após o parto “Espero poder recuperar meu condicionamento após o parto utilizando os serviços presenciais, é claro, de forma segura e higiênica”, conclui.

Apesar das academias estarem prontas para a retomada das atividades, o governo municipal ainda não divulgou uma data oficial para a liberação. A equipe do Diário de Petrópolis questionou a prefeitura sobre essa possível retomada, mas não obteve resposta. 



Edição anterior (2058):
segunda-feira, 29 de junho de 2020
Ed. 2058:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2058): segunda-feira, 29 de junho de 2020

Ed.2058:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior