Edição anterior (1551):
sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019
Ed. 1551:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1551): sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019

Ed.1551:

Compartilhe:

Voltar:


  Detran

Motoristas ainda encontram dificuldades em agendar o licenciamento


 

Natália Rodrigues

Apesar de o Detran afirmar que na última segunda-feira(04) retornaria os serviços para o licenciamento dos veículos que não necessitam mais de vistoria, após o órgão acatar a decisão judicial e suspender a cobrança da taxa referente a emissão do documento, no valor de R$ 57,87, motoristas relatam falta de vagas em Petrópolis e dificuldades no site do órgão.

O Detran informou, em outra oportunidade, que são disponibilizadas, diariamente, 300 vagas para licenciamento na cidade (170 no posto de vistoria e 130 na Ciretran).  O recepcionista Wellington de Carvalho Duque explicou que desde a tarde da última quarta-feira (06) tem tentado realizar o licenciamento da sua moto, mas sem sucesso.

- Liguei para o Detran e não há vagas para Petrópolis entro no site e dá uma mensagem de erro dizendo que temporariamente o site não pode acessar o banco de dados do Detran. Mas o problema é que já estou há dois dias tentando e não sai disso – falou.

De acordo com o despachante Sérgio Ferreira, após o pagamento do licenciamento o proprietário do veículo precisa realizar uma autodeclaração que é feita no site do Detran. Depois o procedimento é agendar a retirada do documento em algum posto de Petrópolis ou qualquer cidade do estado.

- Depois que todos os encargos e o DPVAT são pagos e não tendo que realizar a vistoria, o motorista pode aguardar mais alguns meses. Acontece que muitas pessoas por falta de informação ou apenas por preferência optam por realizarem essa ação logo após o pagamento e acaba gerando dificuldades pela demanda – falou.

Porém o despachante afirma que o Detran dá um prazo e se o motorista estiver com o licenciamento de 2018 em dia e não tiver veículo que precise realizar a vistoria, ele pode trafegar perfeitamente com seu carro por mais alguns meses, tendo que respeitar a data prevista divulgada pelo Detran.

- Por exemplo, se o motorista está com o licenciamento do ano passado em dia e sua placa termina com 0 ele tem até o final do mês de maio para realizar o licenciamento – contou.

Ele acredita que a demanda ou alguma instabilidade do sistema tem causado problemas no site.

- Também temos enfrentado dificuldades para agendar o licenciamento dos nossos clientes. A última vez que conseguimos foi no sábado, onde foram abertas vagas do dia 11 ao dia 18 desse mês, depois disso não conseguimos agendar mais nada, quando não mostra a mensagem de erro aparece que não há vagas para Petrópolis. Presumo que isso ocorre de uma forma generalizada, é uma instabilidade do sistema seja em razão de alguma alteração que está sendo feita ou por conta da demanda – disse.

Indagamos o Detran sobre os problemas enfrentados pelos usuários, mas não obtivemos resposta até a conclusão da matéria.

Retornam os atendimentos no Posto do Detran no Centro

Depois de três dias seguidos sem atendimento, o posto do Detran localizado no Terminal Rodoviário retornou as atividades na manhã de ontem(07). De acordo com informações divulgadas pelo órgão, quem não foi atendido nos dias que o posto ficou fechado poderá retornar ao local sem reagendamento prévio, até cinco dias após a reabertura da unidade.

Alívio para muitas pessoas que estavam com atendimento atrasado como a Adriana Rodrigues que trabalha com transporte escolar e aguardava atendimento para fazer a carteira de identidade dos filhos.

- De manhã no site falava que estava aberto resolvi ligar para confirmar e o funcionário respondeu que ainda não estava, mas falou para entrar em contato novamente na parte da tarde porque haveria definição. Como meu cunhado estava na cidade pedi para ir lá se informar e foi onde tive a confirmação que estava funcionando normalmente, fui logo ao posto resolver a minha situação já que provavelmente estaria cheio – disse.

A gerente de mercado Raquel Ferrari Luccas é uma das pessoas que estavam aguardando o retorno de funcionamento do posto. Ela estava agendada para a última segunda-feira (04) e pretende procurar o Detran o quanto antes para não perder o prazo da renovação da habilitação.

- Tinha feito o agendamento para segunda-feira porque justamente é o meu dia de folga. Como trabalho no Centro ir para Itaipava ficava inviável por conta do horário. Estava aguardando que até a próxima semana fosse resolvido, mas ainda bem que foi liberado antes do previsto – falou



Edição anterior (1551):
sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019
Ed. 1551:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1551): sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019

Ed.1551:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior