Edição anterior (2011):
quarta-feira, 13 de maio de 2020
Ed. 2011:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2011): quarta-feira, 13 de maio de 2020

Ed.2011:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Município recebe certificado da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

           

 

Petrópolis recebeu esta semana o Certificado da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. Essa é a primeira das cinco fases do programa - do Governo Federal -, que reconhece os esforços realizados pelo município para a realização de ações que visem a garantia dos diretos das pessoas com mais de 60 anos e a melhoria de sua qualidade de vida. A Cidade Imperial já conta com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e acompanhamento dos idosos em situação de vulnerabilidade social através da Secretaria de Assistência Social.

            “O certificado é mais um reconhecimento para a nossa cidade, que já tem um conselho atuante e diversas ações voltadas para o idoso, como a atuação dentro dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), por exemplo. Enquanto vemos diversos outros municípios fechando Cras, nós estamos abrindo, como o mais recente no Independência, e a reabertura no Retiro – com espaço melhor e acessibilidade, além do projeto de reabrir o da Estrada da Saudade”, frisa a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

O próximo passo agora é a elaboração de um Plano Municipal da Estratégia, que vai criar políticas públicas para a terceira idade.  A “Estratégia” conta com um conjunto de iniciativas que têm por objetivo melhorar a convivência de pessoas com mais de 60 anos e evitar seu isolamento. O programa é uma forma de estimular os municípios a promover a integração dos diversos setores da sociedade para torná-los mais amigáveis aos idosos.

            O município recebeu o certificado “Adesão”, que é o primeiro selo concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Social dentro das cinco fases da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. “Trata-se de um avanço muito importante do município para a promoção do envelhecimento saudável, ativo, sustentável e cidadão de sua população idosa”, diz um trecho do certificado recebido pela prefeitura.

            “Petrópolis já é favorável aos idosos, como por causa da segurança, da rede hospitalar, da acessibilidade em pontos turísticos, por exemplo. O município já preenche os pressupostos necessários para o certificado e vem avançando nas políticas públicas para os idosos”, explica Rodrigo Lopes, Diretor do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social. 



Edição anterior (2011):
quarta-feira, 13 de maio de 2020
Ed. 2011:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2011): quarta-feira, 13 de maio de 2020

Ed.2011:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior