Edição anterior (1712):
sexta-feira, 19 de julho de 2019
Ed. 1712:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1712): sexta-feira, 19 de julho de 2019

Ed.1712:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Município trabalha para fomentar o mercado de audiovisual

Com o objetivo de aquecer a indústria audiovisual e desenvolver a economia criativa na cidade, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico ofereceu nesta quinta-feira (18.07) uma palestra no auditório do Sicomércio, sobre a importância do “Film Commission” – um setor para atrair, incentivar e atender as produções audiovisuais. A apresentação foi ministrada pelo Diretor Executivo da Rede Brasileira de Film Commissions, André Faria. O prefeito Bernardo Rossi acompanhou a reunião e apoiou a ativação do órgão no município.

            Durante a palestra, foi discutido os amplos benefícios que a indústria audiovisual proporciona para a cidade. Este mercado movimenta a contratação direta e indireta de mão de obra local e impulsiona o turismo com publicidade espontânea, tornando a cidade um destino cinematográfico. Outro ponto abordado com destaque, foi a indústria audiovisual ser uma grande ferramenta para o desenvolvimento econômico local. Porém, para qualificar e movimentar o setor, seria necessário a estruturação de um Film Commission que é a ligação direta das administrações públicas com as produtoras.

            “Nossa cidade já é cenário de várias gravações e já somos referência no mercado cinematográfico. Vamos buscar parceiros com a iniciativa privada para já estruturarmos um Film Commission. Petrópolis tem potencial, é uma cidade segura e sem falar que é linda”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

            Entre os serviços prestados em um Film Commission, estão articular com as autoridades locais as autorizações para as gravações, como trânsito, ordenamento urbano, praças, espaços públicos, entre outros. Serão responsáveis também, pela criação de um banco de dados de locais, artistas, hotéis, restaurantes e todos os segmentos envolvidos, além de atender as produções audiovisuais profissionais e acadêmicas.

            “O cinema é um grande mercado onde a cidade pode ganhar dinheiro. Movimenta vários setores, além de divulgar a cidade para o mundo atraindo mais turistas. O Film Commission é um facilitador entre o município e a produtora. Queremos sensibilizar a sociedade civil, empresários e governo”, frisou o Diretor Executivo da Rede Brasileira de Film Commissions, André Faria.

            Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, a economia criativa é uma vertente que cresce na cidade. “Vamos sempre viabilizar a presença de produções na cidade. Sabemos o quanto este setor movimenta economicamente com contratações locais, como aconteceu por exemplo com as gravações do filme do Chacrinha”, pontuou.

            “Eu não conhecia o Film Commission e hoje vi o quanto essa indústria movimenta a economia em diversos setores e é um grande nicho para o desenvolvimento da cidade”, disse a analista do Sebrae, Renata Bento.

            Estiveram presentes na palestra o secretário de Turismo, Marcelo Valente; o diretor presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florencio; diretora de Turismo, Amanda Alvarez e a coordenadora da Firjan Serrana, Alessandra Cabral.



Edição anterior (1712):
sexta-feira, 19 de julho de 2019
Ed. 1712:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1712): sexta-feira, 19 de julho de 2019

Ed.1712:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior