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Toyota inicia as vendas do Prius 2019, que chega com novidades no visual e conteúdo

O híbrido Toyota Prius 2019 chega com mudanças nos faróis e lanternas, nova multimídia, mais espaço no porta-malas e preço sugerido de R$ 128.530

EG Enio Greco - Portal Vrum

 Modelo passou por discretas modificações no visual, mas mantém estilo rebuscado(foto: Toyota/Divulgação)

  

Agosto já está aí, mas só agora a Toyota está lançando no Brasil a linha 2019 do seu híbrido Prius. O modelo traz discretas mudanças no visual, mantendo seu estilo rebuscado, além de central multimídia atualizada e  pequeno aumento no volume do porta-malas, graças ao uso do estepe temporário. O híbrido começa a ser vendido no início do mês por R$ 128.530, ou seja, quase R$ 2 mil a mais do que o modelo 2018.

 
O Toyota Prius começou a ser produzido em escala e vendido no exterior em 1997, chamando a atenção por suas linhas ousadas e pela eficiência do sistema híbrido. Em alguns anos de comercilização, tornou-se o híbrido mais vendido no mundo. O histórico do modelo no Brasil teve início em 2013, quando começou a ser vendido em sua terceira geração. Em 2016, chegou a quarta geração, ainda mais moderna, montada sobre a Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA, em inglês). Já foram comercializadas 6 mil unidades do Prius no mercado brasileiro desde o seu lançamento por aqui.

 Lanternas traseiras também foram modificadas e ganharam LED(foto: Toyota/Divulgação)

A linha 2019 traz mudanças bem discretas no visual, que não chegaram a interferir a identidade do modelo. Faróis e lanternas receberam retoques e as rodas ganharam acabamento escurecido. O acabamento interno agora é todo em preto. Outra novidade está no porta-malas, que, devido ao uso do estepe temporário reforçado, ganhou 30 litros no volume, chegando a 442 litros. O banco do motorista agora conta com oito posições de ajuste elétrico (distância, reclinação do encosto, altura e lombar). O modelo passa a contar também com o controlador da pressão dos pneus.
 
MULTIMÍDIA O Prius 2019 traz nova central multimídia com tela tátil de sete polegadas e as funções de Pinch Out, Pinch Close e Flick, a mesma dos modelos Hilux e SW4. O sistema de conectividade tem tecnologia Miracast integrada de espelhamento Wi-Fi de conteúdo exibido pelo celular, incluindo aplicativos como Waze, Google Maps, YouTube e outros. Além disso, conta com o MirrorLink para espelhamento com conexão via cabo para alguns aplicativos. A central multimídia traz ainda sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV Digital, rádio, MP3 Player, câmera de ré com visualização na tela, conexão Bluetooth, conexão USB e AUX compatíveis com os sistemas Android e IOS de smartphones e sistema de GPS integrado.

 O interior agora tem acabamento todo em preto e traz nova central multimídia(foto: Toyota/Divulgação)

 
CONJUNTO HÍBRIDO O sistema híbrido do Prius 2019 não traz novidades. Continua com um motor a gasolina 1.8L VVT-i de ciclo Atkinson e outro elétrico, disponibilizando potência combinada de 122cv. De acordo com a Toyota, o Prius é capaz de atingir uma redução de 52% de consumo de combustível na cidade e 42% na estrada quando comparado a modelos movidos somente a combustão. Os números de consumo divulgados pelo Inmetro são de 18,9km/l na cidade e 17km/l na estrada. O motor elétrico do Prius não utiliza carga externa, mas funciona como um gerador, responsável por captar a energia cinética produzida pela frenagem e transformá-la em energia elétrica, que fica armazenada na bateria. 


A lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado dual zone automático com display digital; bancos dianteiros com sistema elétrico e aquecimento; carregador sem fio para smartphones; freio de estacionamento com acionamento elétrico por botão; projeção de informações no para-brisa em 3D; Smart Entry (portas dianteiras e traseiras), Start/Stop Engine Button, sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para motorista); controle de estabilidade e tração; faróis de neblina dianteiros de LED; freio a disco nas quatro rodas com sistema ABS e EBD; sensor de chuva e luz de neblina traseira de LED.

 Sete airbags: frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista(foto: Toyota/Divulgação)

O modelo da marca japonesa conta ainda com um seletor de modos de condução, com quatro opções que se adequam às necessidades do motorista. O modo normal é indicado para uma condução tradicional. O modo Eco prioriza a economia de combustível. O modo EV (ou elétrico) dá preferência apenas para o motor elétrico. E o modo Sport proporciona uma performance discretamente esportiva. 

 

 O porta-malas ganhou 30 litros de volume, chegando a 442 litros(foto: Toyota/Divulgação)

 O Prius tem garantia de oito anos para o sistema híbrido (bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia). Além das cores branco polar, branco perolizado, prata galáctico, cinza granito e preto atitude, a linha Prius 2019 traz as novas vermelho rúbio e azul lazuli.

 

Nissan Leaf chega ao Brasil por R$ 195 mil; confira detalhes do veículo 100% elétrico

Segunda geração do modelo já está à venda no Brasil, com maior autonomia e novas tecnologias

EG Enio Greco - Portal Vrum

 
 

 (foto: Nissan/Divulgação)

De São Paulo* - A Nissan não esconde o orgulho quando se refere ao seu modelo 100% elétrico, o Leaf, que teve a primeira geração lançada em 2010. De lá para cá, foram vendidas mais de 400 mil unidades do modelo em diferentes mercados. O Brasil esteve fora dessa história até o ano passado, quando a segunda geração do Nissan Leaf foi apresentada no Salão do Automóvel e o modelo passou a ser oferecido em pré-venda, com preço sugerido de R$ 178.400. Agora, a montadora inicia oficialmente as vendas do elétrico no mercado brasileiro por R$ 195 mil, e espera começar uma nova fase na América do Sul.

 

Produzido em três fábricas – Oppama, no Japão; Sunderland, na Inglaterra; e em Smyrna, Tennessee, nos EUA – o Nissan Leaf é vendido em mais de 50 mercados. De acordo com a montadora, todas as unidades do modelo comercializadas no mundo já percorreram mais de 10 bilhões de quilômetros, economizando 3,8 milhões de barris de petróleo por ano. São números entusiasmadores, mas que não explicam por que o modelo demorou tanto a desembarcar no Brasil.Continua depois da publicidade

 

 (foto: Nissan/Divulgação)

As vendas da segunda geração do Nissan Leaf estão sendo iniciadas simultaneamente no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. Por aqui, o elétrico será vendido em concessionárias da marca em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília. O modelo é o produto mais representativo da Nissan Intelligent Mobility, a nova visão de mobilidade da marca. Para o mercado brasileiro, o Leaf chega trazendo um kit com equipamentos de recarga para casa e rua, que inclui um carregador caseiro homologado pela Nissan, com instalação gratuita, um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2.

 

 (foto: Nissan/Divulgação)

 

Com desenho moderno que mescla as linhas de um hatch com as de um SUV compacto, o Nissan Leaf chama a atenção também pela tecnologia embarcada. O modelo traz o e-Pedal, sistema que permite que o motorista acelere ou pare o carro somente com o movimento do acelerador. Basta soltar o pedal do acelerador para fazer o carro parar de forma gradual, sem a necessidade de pisar no freio, tornando a condução menos cansativa. Mas a Nissan lembra que o pedal de freio deve ser usado em situações de frenagens mais bruscas.

 

 (foto: Nissan/Divulgação)

 

O Leaf traz ainda o Nissan Intelligent Safety Shield, que inclui sistemas como o alerta ,de mudança de faixa, sistema de prevenção de mudança de faixa, assistente de frenagem de emergência, controle de velocidade, sistema de advertência de ponto cego, quatro câmeras do sistema de visão 360 graus com detector de movimento, alerta de atenção do motorista, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e alerta de tráfego cruzado traseiro. A lista inclui ainda seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força e sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis. O Nissan Leaf conquistou cinco estrelas no teste de impacto do EuroNcap.


Uma das principais mudanças da primeira para a segunda geração do Leaf está no e-powertrain. O modelo ganhou novas baterias de íon-lítio de 40kWh, que alimentam o motor elétrico, proporcionando potência de 110kW ou 149cv, 37% mais do que a geração anterior, e torque de 32,6kgfm (26% maior). Melhor desempenho com emissão zero. O motor elétrico disponibiliza o torque máximo em apenas 0,1 segundo. Com esse sistema, o Leaf tem autonomia de 389 quilômetros no ciclo WLTP, ou 240 quilômetros no ciclo americano. A Nissan informa que modificou as dimensões e a estrutura das células de íon-lítio, resultando em maior densidade de potência, maior durabilidade da bateria após a carga e a descarga.

 (foto: Nissan/Divulgação)

O elétrico da Nissan tem três níveis de recarga. No nível 1, com cabo de recarga emergencial, conectado a tomadas de 120V ou 220V, faz a recarga em prazo de 20 a 40 horas. No nível 2, com carregador de parede e padrãao de 220V a 240V, a recarga é feita entre 6 e 8 horas. Já no nível 3, com carregador rápido, corrente contínua e alta voltagem, a recarga é feita em 60 minutos. 


Além de ser extremamente silencioso, o Leaf disponibiliza três modos de condução: Eco, que ajuda a limitar o desempenho do motor e a economizar energia; B, que usa frenagem regenerativa mais potente, para recarregar a bateria, mas sem comprometer a potência do veículo; e D, o modo de operação normal com a potência máxima do motor.

 (foto: Nissan/Divulgação)

O Leaf vem equipado com central multimídia A-IVI, com tela tátil colorida de oito polegadas, conectividade por Android Auto e Apple CarPlay, possibilitando acesso a aplicativos como Waze, Spotify, Deezer, Google Maps e Door-To-Door, que ao ser instalado em um telefone móvel diponibiliza um GPS mais ágil. O sistema multimídia pode ser operado por comando de voz, permitindo responder mensagens de texto, acessar agenda de contatos e  e traçar rotas no GPS.

 (foto: Nissan/Divulgação)

O Nissan Leaf comercializado no Brasil é importado do Reino Unido, da unidade de Sunderland, na Inglaterra. Será vendido em uma versão única, que traz além dos itens já citados sistema de partida em rampas; controle dinâmico de chassi, vidros elétricos, volante com revestimento sintético e comandos de som, telefone e computador de bordo, encosto do banco traseiro bipartido (60/40), porta-luvas com iluminação, luzes diurnas de LED (DLR), rodas de liga leve aro 17, bancos dianteiros com aquecimento e ar-condicionado automático,.

  (foto: Nissan/Divulgação)

O interior do Leaf tem espaço funcional, com todos os comandos bem à mão do motorista. A cor azul está presente na costura dos bancos, painel e volante. Já a configuração do novo display colorido de oito polegadas com tela de película fina (TFT) dá destaque às principais funções, como o indicador do Nissan Intelligent Safety Shield, de energia disponível e informações sobre os sistemas de GPS e áudio.

As concessionárias Nissan passaram por treinamento especial e receberam equipamentos próprios para a manutenção de carros elétricos. O LEAF tem garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, e o conjunto de baterias tem garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros. Mas a Nissan não revela o custo das baterias de íon-lítio.

DIRIGINDO Acelerar o Nissan Leaf é realmente uma experiência diferente para quem está acostumado a dirigir carros com motor a combustão. O silêncio impera e com os vidros fechados só se ouve o barulho da rolagem dos pneus. O grande barato é que o torque do motor elétrico é disponibilizado de imediato, tornando as acelerações muito vigorosas. Basta colocar o câmbio em formato de joystick na posição D e pisar. O ganho de desempenho é diretamente proporcional ao consumo de energia. Quanto mais fundo se pisa no acelerador, maior o consumo de energia.

Mas o carro anda bem e tem boa dirigibilidade, pois, com o centro de gravidade mais baixo, devido ao posicionamento das baterias, transmite a sensação de estar colado ao chão. Entre os recursos disponíveis, o E-Pedal é o mais interessante. Ele realmente segura o carro quando se tira o pé do acelerador, chegando a pará-lo totalmente em velocidades mais baixas. É um carro ideal para o anda e para dos grandes centros urbanos.

Desde que começou a ser oferecido em pré-venda no Brasil, em outubro do ano passado, o Nissan Leaf teve atuação modesta. Foram vendidas apenas 20 unidades. Agora, por R$ 195 mil, a montadora espera vender 200 unidades por ano no Brasil. Pelo preço, o Leaf merecia acabamento melhor, pois o plástico duro impera no painel e portas. É um carro que se diz conectado com o futuro, mas só tem uma entrada USB no console. São detalhes que fazem o preço do Leaf parecer muito alto pelo que oferece. Mesmo com os sistemas de auxílio à condução, que já estão disponíveis em modelos mais baratos. Resta saber se o brasileiro vai aderir à ideia do carro elétrico e se vai investir em uma opção mais cara para estar corretamente conectado com o futuro.

* Jornalista viajou a convite da Nissan do Brasil

 


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