Edição anterior (2011):
quarta-feira, 13 de maio de 2020
Ed. 2011:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2011): quarta-feira, 13 de maio de 2020

Ed.2011:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

No Dia do Enfermeiro, pouco a comemorar

Jaqueline Gomes

Nesta terça-feira (12) foi comemorado o Dia do Enfermeiro, profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus. Porém, segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto e Areal, José Fernando Assumpção, a categoria não é valorizada e trabalha “por paixão”. A remuneração média dos técnicos em Enfermagem é de R$ 1.752,00.

- Neste momento em que enfrentamos essa pandemia do novo coronavírus é que a população vê a importância dos profissionais da Enfermagem. Nós que estamos na linha de frente, mas nossa remuneração é baixa, nossa profissão não é valorizada de acordo com a importância que tem, nós trabalhamos por paixão – lamentou Assumpção.

Ainda de acordo com o presidente do Sindicato, muitos profissionais estão trabalhando apreensivos, pois alguns estão afastados, ou pela idade, ou por alguma doença pré-existente, o que sobrecarrega os que estão na ativa.

- Não tenho o número exato, mas são poucos os enfermeiros e técnicos em Petrópolis, e tivemos casos também de profissionais infectados e a morte de um dos nossos, o Danilo, que trabalhava no Posto de Saúde de Pedro do Rio. É preciso que olhem com mais carinho pelos profissionais e valorizem a categoria – considerou.

O município conta com três cursos técnicos em Enfermagem, segundo Assumpção, que estão com aulas online, por conta dos decretos de isolamento.

O mais antigo é o da Associação Congregação de Santa Catarina, que administra 13 Casas na área da Saúde, que constituem uma rede com dezenas de serviços voltados ao setor, que abrangem desde a atenção primária, secundária até a terciária, em todo o país. Ou seja, a instituição atua na estratégia de Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde (UBS),  Pronto Socorro, Pronto Atendimento e Hospitais de Média e Alta Complexidades. De lá saem os técnicos que atuam no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis.

Segundo a assessoria de imprensa da instituição, a unidade conta atualmente com 180 alunos. O curso tem duração de dois anos e vai formar três turmas esse ano.

Outra instituição de ensino que forma técnicos em Enfermagem que vem se destacando em Petrópolis é o Instituto Jesus Monteiro, que também, por conta da pandemia está funcionando de acordo com a portaria 376 /2020 do MEC, e seguindo as orientações da Secretaria de Educação do estado na modalidade on-line ao vivo. O instituto é autorizado desde 2013 a ofertar curso técnico em enfermagem e curso técnico em radiologia, ambos com duração de dois anos.

- Temos hoje em torno de 300 alunos em cursos técnicos. Duas turmas se formaram no mês de abril e 36 alunos foram inseridos no mercado de trabalho, sendo o total tanto técnicos em enfermagem como técnicos em radiologia. As matrículas estão abertas para ambos os cursos. Radiologia no turno da noite. Enfermagem turnos da tarde e noite. No mês da enfermagem temos bolsas com 50% de desconto para interessados no turno da tarde – explicou a diretora do curso Juliana Monteiro.

O Jesus Monteiro tem convênio com o Hospital Alcides Carneiro, Hospital Clínico de Corrêas, Sanatório Oswaldo Cruz, Banho Solidário, Projeto Saúde nos Bairros e ações sociais, onde os alunos, fora esse período de pandemia, realizam estágios e, posteriormente acabam trabalhando. 

Serviço:

Colégio Santa Catarina

Rua Montecaseros, 278 - Centro

Telefone: (24) 2243-1606 

Instituto Jesus Monteiro

Rua Paulino Afonso, 75, Centro

Telefone: (24) 988420710

e-mail:  ijm.adm@outlook.com



Edição anterior (2011):
quarta-feira, 13 de maio de 2020
Ed. 2011:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2011): quarta-feira, 13 de maio de 2020

Ed.2011:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior