Edição anterior (1894):
sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
Ed. 1894:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1894): sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Ed.1894:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Nova edição da Revista Ser Médico apresenta dossiê sobre epidemia do HIV/Aids

Publicação do Cremesp conta também com entrevista exclusiva com o cientista norte-americano Robert Siliciano que identificou o mecanismo que impede a eliminação completa do vírus


 A edição número 89 da Revista Ser Médico destaca os avanços da ciência médica sobre o vírus HIV/Aids, os desafios atuais da luta contra a epidemia e da prevenção da transmissão do vírus, bem como as novas pesquisas na área.

Um dos destaques do conteúdo é a apresentação do trabalho do cientista norte-americano Robert Siliciano, professor da Johns Hopkins University e pesquisador do Howard Hughes Medical Institute, ambos em Maryland, nos EUA.

A reportagem de capa aborda a história da epidemia, desde a descoberta do vírus até os avanços no tratamento antirretroviral, que permitiram a cronificação da doença. O dossiê ainda detalha aspectos da epidemiologia na atualidade, ressaltando também novas estratégias de prevenção, como a profilaxia pré-exposição e a busca contínua por novos medicamentos. Por fim, são apresentados os desafios da ciência na busca pela cura.

Para Edoardo Vattimo, coordenador de Comunicação do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), esta é uma edição especial que aborda o amplo trabalho desenvolvido por profissionais médicos e cientistas no mundo inteiro, além dos avanços em pesquisas do vírus HIV e tratamentos que obtiveram êxito.

“Convidamos grandes especialistas para apresentar um dossiê detalhado a respeito de uma das principais questões de saúde pública do século XX, a epidemia de HIV/Aids. Escolhemos este tema por seu significado para a Medicina, desde o relato dos primeiros casos da doença, na década de 1980”, comenta.

A questão da saúde pública no país também é ressaltada. O Brasil, único país a ofertar à sua população um serviço de saúde de acesso universal para mais de 200 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece à população o tratamento contra o vírus da AIDS, desde 2013. Esse programa governamental é reconhecido mundialmente como um dos mais abrangentes e avançados.

Entre os outros temas tratados na revista estão a campanha Janeiro Roxo, que aborda a hanseníase; avanços tecnológicos em Radiologia, como as impressões 3D, que podem auxiliar cirurgiões no planejamento de passos operatórios; e avanços da antiga vacina contra varíola; entre outros temas.

A Revista Ser Médico é uma publicação trimestral do Cremesp, distribuída para mais de 150 mil médicos do Estado de São Paulo. Para saber mais e ler as reportagens na íntegra, acesse a edição digital da Revista Ser Médico.



Edição anterior (1894):
sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
Ed. 1894:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1894): sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Ed.1894:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior