Edição anterior (1671):
sábado, 08 de junho de 2019
Ed. 1671:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1671): sábado, 08 de junho de 2019

Ed.1671:

Compartilhe:

Voltar:


  Trânsito

Nova mudança no trânsito a partir desta sexta-feira

 

Com a liberação da Avenida Piabanha para ônibus e veículos pesados nesta sexta-feira (07.06), a CPTrans deu início a uma nova fase de alterações no trânsito planejadas para a Bauernfest: a Montecaseros foi colocada em mão única no sentido bairro a partir da Paulino Afonso até a Piabanha. Com isso, os veículos que seguem da Francisco Manoel não podem mais cruzar para Centro pela Montecaseros. A medida visa aumentar a velocidade média constante dos veículos com a diminuição do número de cruzamentos. Essa alteração permanecerá fixa durante toda a Bauernfest.

Nesta sexta-feira e na próxima segunda (10) e terça (11), a CPTrans realizará análises de outras mudanças que poderão ser fixadas de acordo com o resultado obtido. A Francisco Manoel, por exemplo, foi interditada, sendo autorizada apenas moradores da via. Essa medida junto com a mão única da Montecaseros cria uma espécie de grande rotatória, diminuindo o número de conversões e, consequentemente, aumentando a velocidade média das viagens.

"São avaliações necessárias para que cheguemos ao melhor resultado possível para o trânsito na cidade, principalmente com o acréscimo de veículos que teremos a partir da próxima sexta-feira (14.06) com o início da Bauernfest. Estamos fazendo modificações que tem como intuito aumentar a velocidade média dos veículos evitando que eles fiquem parados em cruzamentos e intercessões desnecessárias", explica o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira, destacando que há possibilidade que as alterações feitas nesta sexta sejam aplicadas de forma intermitente nos dias de Bauern.

Essas mudanças acontecem devido ao fechamento da Alfredo Pachá para a montagem da Bauernfest. A via fica com essa configuração até a desmontagem do evento, que termina no próximo dia 30. Até lá, a Padre Siqueira fica com a mão invertida no sentido Roberto Silveira, dando opção para quem utilizaria o primeiro trecho e tinha como destino as áreas da Mosela e do Bingen.

As alterações feitas para esta edição tomam como base a experiência adquirida nos anos de 2018 e 2017 quando o trânsito apresentou fluidez durante todo o evento. Desde terça-feira, porém, foram registrados acidentes que acabaram comprometendo o planejamento: na quarta, um acidente no Bingen, interditou completamente o trecho sentido bairro e a outra mão precisou ser alterada para a chegada do socorro em pleno horário de pico. Na quinta (06.06), um acidente foi registrado na Montecaseros, também no início da noite, complicando o trânsito que foi refletido em outras ruas.

Vias alternativas são opção para quem não tem a festa como destino

            Com o número elevado de gente na cidade nos dias festa, a CPTrans também está orientando quem não tem a Festa do Colono Alemão como destino, a utilização de rotas alternativas, diminuindo o impacto sobre as ruas do Centro Histórico, aumentando a fluidez para quem não tiver a festa como objetivo e melhorando a mobilidade no trânsito. Todas as alterações viárias já foram passadas ao aplicativo de celular Waze, que poderá ser um grande aliado dos motoristas petropolitanos ou turistas para os dias da festa. O App está disponível em todas as plataformas na loja on-line de cada sistema operacional.

            Uma dessas alternativas se dá no trecho entre Itaipava e o Bingen, que além da BR-040, tem a opção de passagem subindo o Quarteirão Brasileiro, saindo na Mosela. A opção se dá também para quem precisa fazer o caminho contrário. Alternativa entre o Bingen e o Quitandinha, evitando o Centro, é a passagem pelo Vila Militar, chegando no Valparaíso. Outra opção de passagem para o Valparaíso é a utilização da Comunidade Oswaldo Cruz – que dá acesso ao Cemitério Municipal. Entre o Itamarati e o Quitandinha, a rota alternativa é o Alto da Serra, pela Rua Santos Dumont. As ruas Duque de Caxias e 29 de Junho, no Vila Militar, ficarão abertas até a meia-noite. 



Edição anterior (1671):
sábado, 08 de junho de 2019
Ed. 1671:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1671): sábado, 08 de junho de 2019

Ed.1671:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior