Edição anterior (1643):
sábado, 11 de maio de 2019
Ed. 1643:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1643): sábado, 11 de maio de 2019

Ed.1643:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Nova UBS Araras beneficia mais de 8 mil moradores da região

Unidade, inaugurada nesta sexta, tem mais profissionais e capacidade para mil atendimentos/mês

Com quatro consultórios, salas de curativos, de procedimento e também de vacinas - um investimento de R$ 945 mil - a nova Unidade Básica de Saúde de Araras foi inaugurada nesta sexta-feira (10.05), beneficiando mais de oito mil moradores da região. A UBS Araras funcionará com um médico clínico, um pediatra, um dentista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um auxiliar de consultório dentário e dois agentes de Saúde – um total de nove profissionais de saúde. A unidade estará aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

 “A UBS é totalmente equipada e adaptada. Tem capacidade para fazer mais de mil atendimentos por mês. Com muito planejamento estamos conseguindo organizar a cidade, iniciamos novas obras e estamos recuperando outras que estavam abandonadas. Estamos trabalhando para entregar unidades na Posse e no Caxambu, além do serviço de urgência e emergência de Itaipava”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Localizada próximo ao centro comercial da região, a nova UBS oferece mais acessibilidade com ponto de ônibus na porta e prédio totalmente adaptado para pessoas com deficiência e dificuldade motora.

Durante a solenidade o prefeito Bernardo Rossi lembrou que a unidade recebeu o nome do morador local, Geraldo Fernandes Tavares de Souza, homenageado pelos serviços prestados nos mais de 50 anos que residiu na região.  “Ele ser lembrado justamente no nome da unidade de saúde é um presente, pois ele, mesmo sem ser médico, sempre atuou para ajudar a população a ter acesso a saúde”, lembra a viúva do empresário, Maria Luiza Tavares de Souza.

O projeto da UBS Araras estava parado desde a gestão anterior. A construção da nova unidade foi retomada em 2018. A UBS Araras representa importante incremento para o atendimento da rede pública da saúde na região. Com mais profissionais, a nova UBS Araras terá capacidade para mais de mil atendimentos por mês.

“Um dos destaques da UBS está na qualidade do atendimento que será possível oferecer. A unidade está no padrão do Ministério da Saúde para o atendimento mais adequado do clínico, do enfermeiro e dentista. Temos a sala de curativos e a de imunização, que era uma grande demanda aqui da região e, ainda, estrutura de qualidade para os atendimentos de prevenção, como ações de promoção da saúde”, reforça a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

Moradora em Araras há 25 anos, a dona de casa Eva Ferreira, 65 anos, acompanhou a cerimônia de inauguração, mas já havia sido atendida nas novas instalações. “Gostei muito da estrutura. Essa nova UBS facilita muito o atendimento para os moradores daqui”, conta a moradora, que já está agendada para fazer o exame de sangue na unidade.  A aposentada Otília Coelho, 75 anos, mora há 40 anos na região e aprovou a melhoria na acessibilidade da unidade. “Está tudo muito melhor”, disse.

A acessibilidade é fator privilegiado no novo prédio. Todos os acessos contam com rampas e a área interna foi pensada para atender a população com todo tipo de necessidade. Os banheiros e todas as dependências foram adaptados para pessoas com necessidade especiais.

A nova unidade está instalada em uma área de cerca de 20 mil metros quadrados, com vegetação predominante. No local também funciona a quadra esportiva do bairro, que passou por revitalização. Os usuários da unidade serão beneficiados ainda com uma área externa, que contará com uma praça ecológica. Em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis um projeto está sendo elaborado, preservando a área verde existente no local.

Participaram da cerimônia de inauguração, o vice-prefeito Baninho, o secretário Chefe de Gabinete, Renan Campos; os secretários de Assistência Social, Denise Quintella; de Obras, Ronaldo Medeiros; de Turismo, Marcelo Valente; de Educação, Marcia Palma; de administração, Marcos von Seehausen; a coordenadora do Gabinete da Cidadania, Ana Maria Rattes; e os vereadores, Maurinho Branco, Silmar Fortes e Jorge Relojão.

 



Edição anterior (1643):
sábado, 11 de maio de 2019
Ed. 1643:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1643): sábado, 11 de maio de 2019

Ed.1643:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior