Jaqueline Ribeiro - Especial para o Diário
Dados do portal de monitoramento de casos de covid-19 na cidade sinalizam que dezembro deve se consolidar como o mês mais crítico da pandemia na cidade. A avaliação é do infectologista José Henrique Castrioto, que desde o início da pandemia acompanhou a evolução de casos, fornecendo informações técnicas que deveriam ajudar a orientar ações do município. Ainda antes do fechamento dos dados de dezembro, o número de mortes chegou ontem a 69 - uma média pelo menos duas mortes por dia - e já é maior que setembro, que teve 59 óbitos registrados. O especialistas aponta ainda que o número de casos já confirmados no ultimo mês de 2020 (1.577 casos) deverá subir, uma vez que ainda há 1.820 casos em análise.
- Os números de dezembro ainda não estão fechados, mas tudo indica que o mês será o mais critico desde o início da pandemia. Isso porque o número de casos ainda em análise é muito alto. Ainda que nem todos eles tenham resultado positivo, a probabilidade das novas confirmações levarem a superação dos meses anteriores é muito grande - pontua Castrioto. Em novembro, quando o início da aceleração no ritmo de contaminações começou a ser visível por conta do aumento de internações, o número de casos confirmados foi de 2.287. Apesar de ainda haver 71 casos em análise, a perspectiva é de que o total de casos no mês seja superado em dezembro.
O infectologista avalia ainda a probabilidade de continuidade na escalada de casos em janeiro. - Esta semana estamos verificando uma redução na demanda por leitos clínicos, mas ainda há aumento na internações em UTI. Temos uma preocupação grande com as próximas semanas, quando o sistema de saúde será impactado pelo comportamento da população nas festas de fim de ano, quando verificamos um movimento muito grande de pessoas na ruas - pontua.
O comparativo de dados registrado em 30 dias, considerando dados dos dias 5 de dezembro e 5 de janeiro, confirma a aceleração no avanço da doença, que passou de 9.566, para 12.427 - 2.910 novos casos confirmados em um mês.
Veja também: