Edição anterior (1961):
terça-feira, 24 de março de 2020
Ed. 1961:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1961): terça-feira, 24 de março de 2020

Ed.1961:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

O grande movimento nas  agências preocupa bancário de Petrópolis

Até agora, agências continuam abertas na cidade; sindicato diz que há funcionários com suspeita de covid-19

Wellington Daniel

Funcionários de agências bancárias de Petrópolis estão preocupados com a movimentação registrada. Como o Diário vem publicando todos os dias de isolamento, os bancos têm registrado filas. O Sindicato dos Bancários de Petrópolis (SindBancários) afirma que há funcionários nas agências com sintomas de Covid-19.

 

O sindicato também colou pedidos de fechamento das agências nas portas de alguns bancos. De acordo com o presidente da associação, Marcos Alvarenga, a preocupação é com a saúde pública do município.

- A preocupação é com a saúde pública em Petrópolis. Com os trabalhadores, clientes e usuários, a família deles e qualquer pessoa que venha a ter contato com os mesmos. Já temos casos de bancários, em todos os bancos, com sintomas. As agências estão contaminada e, para conter a proliferação do Coronavírus de forma exponencial, como aconteceu na Itália, elas devem ser fechadas imediatamente. Devemos isolar as pessoas das agências bancárias – afirmou.

Ainda de acordo com Alvarenga, há poucos bancários trabalhando, já que pessoas do grupo de risco e com sintomas foram liberados. Mas de acordo com ele, a demanda continua e, os poucos que ficaram, trabalham com medo. O sindicato tem cobrado o fechamento das agências, com a manutenção apenas do autoatendimento e também por meios online.

- O Bradesco, desde a terça feira passada, liberou os funcionários que fazem parte do grupo de risco. O BB, Caixa e Santander, passaram a fazer isso no final da semana anterior. Já o Itaú não tomou nenhuma medida relevante para proteger clientes e funcionários. Só adotaram o atendimento em regime de contingência, onde entram 10 clientes por vez – diz Alvarenga.

Com a contingência, funcionários que trabalham como recepcionistas em bancos estão fazendo a liberação da entrada e saída de clientes. Uma destas funcionárias, que preferiu não se identificar, afirmou que as empresas estão disponibilizando álcool em gel e máscara para os funcionários. Ainda assim, considera um risco aos trabalhadores.

- Para que as pessoas possam entrar, as recepcionistas saem, vêem qual o assunto do atendimento, para poder liberar a entrada. O que acontece é que estas pessoas que estão trabalhando fora das agências estão muito expostas. E se uma daquelas pessoas pegarem, todos os outros funcionários pegarão também – reclamou.

O Banco Central, que é o órgão regulador de bancos e instituições financeiras, publicou no Diário Oficial da União de ontem (23) uma circular com orientações sobre o funcionamento de instituições financeiras. O BC determinou que estas ajustem seus horários de atendimento ao público nas agências presenciais.

De acordo com o BC, estas orientações visam preservar a saúde da sociedade e, ao mesmo tempo, garantir a prestação de serviços essenciais. A circular, no entanto, não tira a responsabilidade das instituições observarem eventuais disposições legais existentes.

O Banco Central ainda recomenda que clientes de produtos e serviços bancários utilizem sempre que possível os canais digitais e que só recorram a caixas eletrônicos em caso de necessidade. As agências físicas devem ser utilizadas em casos excepcionais.

Na contramão dos pedidos, a Prefeitura de Petrópolis informou que fiscais do Procon percorreram agências bancárias nesta manhã e início de tarde. Um banco havia fechado o atendimento dos caixas, deixando apenas o auto atendimento em funcionamento. Os gerentes foram notificados preliminarmente por telefone e, após a constatação do fechamento,  foi lavrado auto de infração.

Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Santander e Itaú foram procurados, mas não responderam até o fechamento.



Edição anterior (1961):
terça-feira, 24 de março de 2020
Ed. 1961:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1961): terça-feira, 24 de março de 2020

Ed.1961:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior