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  PROCON

Oi lidera ranking de reclamações no Procon em 2018

Setor de telefonia lidera, seguido por bancos e lojas de departamento

Mais de 26 mil pessoas foram atendidas ao longo do ano

A empresa Oi liderou o ranking de reclamações no Procon Petrópolis em 2018. No ano em que o órgão de defesa do consumidor bateu recorde no atendimento - mais de 26 mil, os setores de telefonia, serviços e bancários aparecem como os principais alvos de reclamação dos consumidores petropoltinanos. A distância entre as primeiras colocadas, porém, surpreende: enquanto a líder segue com 1.175 reclamações, a Enel, segundo no ranking tem 529. Uma diferença de 45% entre as primeiras colocadas.

As queixas ligadas ao setor de telefonia são diversas: vão desde cobranças irregulares, a falhas na prestação do serviço. Os recorrentes problemas, no entanto, levaram o Procon a investigação preventiva que culminou na assinatura de Termos de Ajuste de Conduta. Como resultado, o Procon vai abrigar, em 2019, "Soluções Oi", o primeiro fora de uma Capital. A Claro também se comprometeu a disponibilizar um funcionário para atendimento em sua loja física e a TechCable já prepara, junto ao Procon, um método para garantir que os clientes tenham o devido atendimento.

O prefeito Bernardo Rossi explica que o Procon se consolidou como referência para o consumidor petropolitano e que o crescimento do número de atendimentos está diretamente relacionado a expansão dos seus métodos de atendimento aliado à modernização implementada pelo órgão. "O Procon atinge a taxa de resolução superior a 90%, ou seja, a pessoa que vai ao órgão consegue, de fato, ter sua demanda resolvida. É um aumento grande em relação a 2017 e maior ainda se comparada a 2016, quando a taxa de resolutividade era de apenas 45% em um universo de 3.200 atendimentos realizados", explica o prefeito.

Dentre as mudanças implementadas pelo Procon, a criação de um canal para denúncias via WhatsApp vem chamando atenção e hoje já é responsável por 35% dos atendimentos registrados no Procon. Há, ainda, uma página do Facebook e o formulário de contato no site www.petropolis.rj.gov.br/ procon. Além disso, uma unidade de atendimento no Procon, no distrito de Itaipava, no Centro da Cidadania - uma antiga demanda de moradores dos distritos, atende a população. O Procon também realiza ações itinerantes -  Posse, Vale do Carangola, Alto da Serra, Quissamã e até o Centro, já receberam a ação.

"Nossa expectativa para 2019 é implementação do Procon Móvel. Trata-se de uma unidade totalmente equipada com todos os recursos que temos na sede do Procon. Uma novidade que irá fazer os recursos do órgão chegarem a ainda mais pessoas. Além disso, estamos trabalhando na criação de um aplicativo para o Procon. Com ele será possível não só fazer denúncias, mas protocolar atendimentos e acompanhar cada detalhe do caso. Isso dará ainda mais eficiência ao Procon e conseguiremos atender um raio ainda maior de pessoa. Trabalhamos com o ideal de que o direito do consumidor é para todos e por isso estamos atuando para chegar a cada vez mais lugares", anuncia o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.



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