Edição anterior (2136):
terça-feira, 15 de setembro de 2020
Ed. 2136:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2136): terça-feira, 15 de setembro de 2020

Ed.2136:

Compartilhe:

Voltar:


  Diário Comunidades

Operação de coletivo afeta rotina de trabalhadores

Desta vez, denúncia se destina ao coletivo 160, da empresa Cidade Real que faz a linha Terminal Bingen – Terminal Itaipava

Camila Caetano – especial para o Diário 

 

O "novo normal" da operação dos coletivos tem causado muitos transtornos na rotina dos cidadãos. Isto porque, mesmo com a flexibilização da maioria das atividades econômicas, muitas linhas ainda permanecem com operações em horários reduzidos, afetando diretamente aqueles que ainda executam o serviço presencialmente. Um desses coletivos, é o Terminal Bingen – Terminal Itaipava (160 da empresa Cidade Real), que tem apresentado problemas desde o início da pandemia.

Uma cidadã que reside na Posse e depende deste ônibus para ir trabalhar diariamente, conta que em meados de março o número de viagens desse ônibus foi reduzido, em razão da quarentena. Agora, mesmo com as retomadas, o mesmo continua com viagens de duas em duas horas. Ela tem sido prejudicada pela operação.

- Os horários desse coletivo só estão disponíveis a cada duas horas. Na parte da manhã, tem o 6h, depois desse, é só 8h e assim sucessivamente. Sou moradora da Posse e eu, assim como várias outras pessoas, dependo desse ônibus pra trabalhar, e está muito ruim. Os responsáveis poderiam voltar com o horário de 7h, indo de Itaipava ao Bingen novamente – disse a cidadã, que não quis ser identificada. Ela complementa:- se embarco no 8 horas em Itaipava, ainda tenho que pegar uma van e acabo chegando no trabalho às 9 horas. Isso tem me afetado muito – salientou.

A CPTrans disse que atua diuturnamente para regularizar a oferta e demanda da frota de ônibus da cidade desde o início da flexibilização. A CPTrans recentemente recebeu reclamações sobre a lotação dos veículos da linha mencionada, onde foi executada apuração da demanda, assim como pesquisa no local que não identificou o problema relatado. Mesmo assim, serão realizados ajustes na oferta, acrescentando uma viagem na faixa das 07h da manhã e uma viagem na faixa das 18h.

Desde do início da reabertura do comércio, a CPTrans já fiscalizou 1.697 ônibus, para verificação do cumprimento das recomendações da Nota Técnica  SAS/DVS/COVISA nº 15/2020 que restringiu o total de usuários por viagem, uso obrigatório de máscara facial pelos usuários e tripulação e manutenção da ventilação interna dos veículos por meio de abertura de janelas e escotilha de teto. Do total de abordagem foram emitidas 58 infrações por lotação acima da recomendação da Vigilância Sanitária e uma por funcionamento errôneo da janela, não permitindo a sua abertura, com a expedição de multa pelo menos uma vez para todas as empresas. A partir da emissão da nota técnica foram promovidas 18 operações até o momento. A população pode encaminhar as denúncias pelo telefone 156 ou pelo site da CPTrans.

A Cidade Real informou que a operação da linha de ônibus 160 – Terminal Bingen x Terminal Itaipava continua acontecendo de forma dinâmica e adequada à demanda do momento, seguindo o plano de abertura gradual das atividades econômicas e sociais da cidade, desde o início da pandemia.

Enfrentando uma crise gravíssima, as empresas de ônibus no município já registraram um prejuízo de R$ 27,5 milhões no acumulado, entre os meses de março e julho deste ano, inclusive, por manter oferta superior à demanda de passageiros em todo esse período. Atualmente, são transportados pouco mais de 50% dos passageiros.

O Setranspetro ressalta que, desde o início da pandemia, defende o escalonamento de horário dos setores econômicos do município, diminuindo a circulação de pessoas ao mesmo tempo pelas ruas e evitando a lotação nos ônibus.

Para informações sobre os horários dos ônibus, o Setranspetro orienta aos passageiros acessarem o aplicativo gratuito “Vá de Ônibus”, disponível para Android e IOS, que mostra em tempo real onde os ônibus estão, por meio do sinal de GPS. Além disso, a Cidade Real ainda disponibiliza seu site cidade-realtransportes.negocio.site e também a página no Facebook (https://www.facebook.com/cidaderealtransportes).



Edição anterior (2136):
terça-feira, 15 de setembro de 2020
Ed. 2136:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2136): terça-feira, 15 de setembro de 2020

Ed.2136:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior