Edição anterior (2052):
terça-feira, 23 de junho de 2020
Ed. 2052:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2052): terça-feira, 23 de junho de 2020

Ed.2052:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Operação “Faça Sua Parte” fiscaliza etapa de retorno do comércio

Os fiscais intimaram o fechamento de duas lojas que abriram fora do horário permitido

Um bar foi multado no Edifício Municipal

Nesta segunda-feira (22.06) foi realizada mais uma ação de fiscalização da operação “Faça Sua Parte”, com atuação da Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública – SSOP, Procon, Vigilância Sanitária, Guarda Civil e Defesa Civil. Duas lojas foram flagradas em funcionamento, antes do horário estabelecido no plano de retomada do comércio. Ambas foram intimadas a baixar a porta pela fiscalização, que flagrou ainda um bar em funcionamento, o que ainda não é permitido. O estabelecimento foi multado.

 

"A fiscalização tem sido constante e fundamental para a retomada das atividades econômicas. A nossa prioridade é com a vida e com a saúde dos petropolitanos. Precisamos do apoio e da responsabilidade de todo mundo, neste momento, para que os números não piorem e não seja necessário voltar atrás, chegar ao ponto de decretar o lockdown", disse o prefeito Bernardo Rossi.

Os ficais de posturas, defesa do consumidor e vigilância sanitária percorreram as principais ruas do Centro Histórico, verificando se os estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar estão cumprindo as regras determinadas pelo poder público. No entanto, flagraram em funcionamento, pela manhã, uma loja, na galeria Vila Rica, na Rua Paulo Barbosa, que só poderia começar a atividade comercial a partir das 13h. Uma loja de roupas, localizada na Rua do Imperador, também abriu cerca de uma hora antes do permitido.

“De uma maneira geral, os comerciantes estão respeitando as medidas de retorno, estabelecidas pelo município para evitar a disseminação do novo Coronavírus. É fundamental, como diz no nome da operação, que cada um faça a sua parte. Assim, conseguimos evitar um novo pico da doença e um crescimento dos casos que leve a um novo fechamento do comércio”, destaca a secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública, Karina Bronzo.

Entre os estabelecimentos que ainda ignoram as medidas de proteção da população contra a Covid-19 estava um bar, localizado no Edifício Municipal, na Rua Souza Franco.

“O bar estava aberto, em meia porta, com pessoas dentro, consumindo bebidas alcoólicas”, informou o chefe de Fiscalização de Posturas, Hailton Lima, que informou que o estabelecimento foi autuado pela SSOP e multado em R$ 800. “O valor da multa será o dobro, em caso de novo flagrante de desrespeito aos decretos municipais para a pandemia”.

O principal objetivo da fiscalização neste momento é garantir que os estabelecimentos que retomam as atividades estão seguindo os protocolos de saúde. “É necessário que o estabelecimento atue como fiscal das medidas de saúde pública, assim como o consumidor. A loja precisa sinalizar o distanciamento estre os clientes, evitar aglomeração, controlar inclusive o espaço externo em caso de fila. Além de oferecer álcool em gel. Não é permitido neste momento experimentar roupas ou calçados”, destaca a coordenadora do Procon/Petrópolis-RJ, Raquel Motta

O plano de retomada das atividades está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br/ coronavirus) e traz todas medidas que devem ser adotadas por cada tipo de estabelecimento para a reabertura em segurança para funcionários e clientes. As equipes de fiscalização estarão na rua permanentemente para orientar a população e coibir irregularidades.

 



Edição anterior (2052):
terça-feira, 23 de junho de 2020
Ed. 2052:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2052): terça-feira, 23 de junho de 2020

Ed.2052:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior