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Pais e estudantes enfrentam, mais uma vez, filas para renovar cartão escolar

Wellington Daniel, especial para o Diário

Todo início de ano letivo é a mesma cena. Na Rua do Imperador, número 100, uma fila de pais e estudantes se forma pela calçada. Neste endereço, fica a sede do Setranspetro, onde os cartões de gratuidade (ensino público) e de 50% de desconto (ensino privado e superior) são feitos ou renovados.

Na tarde desta segunda-feira (4), primeiro dia de aula em muitas instituições de ensino, a espera estava grande. A senhora Maria Cristina Vieira, de 59 anos, conta que foi renovar o cartão do filho, que estuda em uma escola pública e já estava há 15 minutos esperando ser atendida. Ela ainda estava na porta da loja vizinha.

- Agora, estou há 15 minutos esperando. Só vi uma menina atendendo no balcão de informações. Já vi, em outro dia, apenas dois guichês atendendo lá em cima. E todo ano é isso – reclama.

Letícia Carius, de 20 anos, é estudante universitária e diz ter dificuldade de renovar o cartão devido a essa demora.

- A fila demora muito, além de tudo ainda tem que esperar em pé. Fecha cedo também, então fica complicado conseguir renovar. Trabalho no Quissamã. Antes do trabalho pode me atrasar e, depois, pode não dar tempo – reclama.

Um estudante, que prefere não se identificar, chegou a entrar na fila na tarde desta segunda-feira, mas após esperar cerca de 40 minutos precisou sair, pois tinha um horário marcado. Ao pedir informações sobre o funcionamento a um dos funcionários, foi orientado a chegar cedo nos próximos dias da semana porque “a espera vai ficar pior”.

O Setranspetro foi procurado e informou que o período de renovação ou concessão do cartão de estudante começou no dia 7 de janeiro, sendo inclusive, divulgado na imprensa. Mas, segundo o sindicato, a procura pelo procedimento começou a aumentar somente nesta segunda-feira (4).

Disse também que, diante da demanda, novos profissionais foram treinados e capacitados para o atendimento ao público, somando um aumento de 50% no quadro de funcionários desde o início do ano. O sindicato distribuiu a equipe nos guichês de atendimento, como também na fila, onde há o processo de triagem da documentação.

Ressaltou que todos os alunos que estavam matriculados na rede municipal de ensino em 2018 e continuam em 2019, tiveram seus cartões desbloqueados automaticamente nesta segunda-feira. Quem apresenta alguma pendência ou está ingressando na rede de ensino, basta comparecer à sede do sindicato de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.



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