Atividade faz parte da Semana de Formação no Contexto Inclusivo que termina na sexta-feira
A importância de promover atividades diferenciadas, com destaque para experiências sensoriais com alunos atendidos no sistema de inclusão, foi o foco da palestra realizada nesta quinta-feira (11.07) durante a Semana da Formação no Contexto Inclusivo, realizada pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação. A programação, que termina nesta sexta-feira (12.07), contou com a participação de aproximadamente 70 profissionais da área de educação em cada dia de evento.
“Ao realizarmos encontros que priorizam a troca de informações e experiências positivas na área da educação inclusiva, mostramos o quanto a nossa rede municipal de Educação vem se especializando e dedicando o melhor atendimento para esse público. Agradeço a participação dos palestrantes e dos professores que participaram de cada momento”, afirma a secretária de Educação, Marcia Palma.
Nesta quinta-feira, o tema “Vivências Sensoriais” foi ministrado pela professora Doutora Clévia Fernanda Sies. Na ocasião, Clevia falou sobre a importância das atividades diferenciadas com os alunos. “Professores podem e devem se dedicar a metodologias ativas e promover atividades diferentes, dando funções para o aluno para que ele se sinta incluído e para que perceba o quanto a presença dele é importante no ambiente escolar”.
Clévia também falou sobre a Libras. “Os que lidam diretamente com alunos surdos devem fazer o curso. A prefeitura oferece gratuitamente essa especialização. Nós somos oralizados, entendemos com facilidade e o professor tem que estar atento às necessidades desse estudante. A libras aproxima e é uma forma de comunicação que fortalece o afeto”, acrescentou Clévia.
A Semana de Formação no Contexto Inclusivo termina nesta sexta-feira, às 9h, com a palestra “Libras na escola: ludicidade e diversão no processo de aprendizagem”, que será realizada pela professora mestre Nathália Quintella Suarez, na Casa da Educação Visconde de Mauá.
Veja também: