Edição anterior (1758):
terça-feira, 03 de setembro de 2019
Ed. 1758:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1758): terça-feira, 03 de setembro de 2019

Ed.1758:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Parceria entre prefeitura e comunidade promove melhorias viárias no Taquaril

Com mais de 50 produtores que se dedicam ao cultivo de hortaliças e temperos, a região do Taquaril é um dos destaques na produção agrícola do município. Para facilitar a vida dos produtores, a prefeitura está atuando em parceria com os moradores para melhorar as condições viárias do local. O município cedeu uma pá mecânica e materiais como areia e pedra, enquanto os moradores, em esquema de mutirão, estão fazendo a concretagem de trecho de subida, com aproximadamente 230 metros de estrada já prontos.

O trabalho acontece dentro do Mutirão do Bairro, em que a prefeitura fornece os materiais necessários e faz a orientação técnica para promover melhorias de pavimentação, drenagem e colocação de meio-fio em uma servidão, com os moradores fornecendo a mão de obra. No caso do Taquaril, são dois meses em que a comunidade se reúne aos sábados para realizar o serviço. No Morro da Igreja, já foi feita concretagem em 150 metros, e no Morro do João Amaral, mais 80 metros, além do sistema de captação de água de chuva e do meio-fio.

“Essa parceria entre a prefeitura e a comunidade permite avançar com essas intervenções de menor porte, mas que possui um impacto muito importante para os moradores e, nesse caso, para os produtores rurais. A equipe regional acompanha de perto esse trabalho e o nosso trabalho é para que mutirões assim possam continuar a acontecer em outros bairros também”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

O recapeamento da estrada chegou em boa hora. “Está ajudando muito a população. Os moradores são parceiros e ajudam no necessário para garantir a recuperação. Estamos felizes por conta da colocação do concreto”, disse o presidente da Associação de Moradores do Taquaril, Sérgio Amaral.

Para o diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, José Maurício Soares, o auxilio é necessário para aproximar os visitantes da região. “A recuperação da estrada é importantíssima para os produtores e moradores que precisam se deslocar diariamente pela região e também, fortalece o turismo porque a região tem vários atrativos para turistas”, ressalta.

“O trabalho ainda não acabou, os moradores vão continuar a se reunir em mutirões. A comunidade está priorizando trechos de subidas, que ficavam em condições bem ruins de se transitar em dias de chuva, atrapalhando os agricultores a escoarem a produção e a população como um todo a se locomover”, destaca o secretário de Obras, Ronaldo Medeiros.

No Taquaril os produtores rurais se dedicam, na sua maioria, a produção de temperos como sálvia, alecrim e orégano.



Edição anterior (1758):
terça-feira, 03 de setembro de 2019
Ed. 1758:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1758): terça-feira, 03 de setembro de 2019

Ed.1758:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior