Edição anterior (1584):
quarta-feira, 13 de março de 2019
Ed. 1584:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1584): quarta-feira, 13 de março de 2019

Ed.1584:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

Parceria garante acesso gratuito dos alunos da rede municipal de Educação no Planetário do Rio de Janeiro

Professores da rede também poderão participar de cursos e workshops no Planetário

 

Alunos da rede municipal de Educação terão a oportunidade de conhecer o Planetário do Rio de Janeiro, graças a uma parceria firmada entre as prefeituras de Petrópolis e do Rio, por meio do Escritório Regional Sudeste do Ministério da Cidadania. A ideia é que os estudantes possam participar ao longo do ano de passeios escolares para conhecer o Planetário e as exposições que ocorrem no espaço. Além disso, professores da rede municipal poderão participar de cursos e workshops sobre Astronomia. Inaugurado em 1970, o Planetário é mantido pela Fundação Planetário e se dedica a difundir astronomia e ciências, através de atividades e projetos culturais que permitem a integração entre as mais diversas áreas da ciência.

O assunto norteou uma reunião ocorrida na última segunda-feira (11.03) com a secretária de Educação, Marcia Palma, o presidente do Planetário, Anderson Simões e o chefe do Escritório Regional Sudeste do Ministério da Cidadania, Matheus Quintal, no Planetário.

“Essa é mais uma conquista para a rede municipal de Educação. Alunos terão a oportunidade de conhecer o Planetário, incentivando o estudo e o interesse pela ciência. Agradeço a parceria e tenho certeza que muitos encontros lúdicos serão realizados com os estudantes ao longo do ano”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

As visitas serão programadas pela Secretaria de Educação diretamente com o Planetário.  “O ministério da cidadania foi o interveniente dessa parceria que irá possibilitar os alunos da rede municipal de educação a terem acesso gratuito ao Planetário”, disse Matheus Quintal.

Além das visitas, serão programados cursos para os professores da rede municipal. “A ideia é que os professores também possam aproveitar essa parceria para reciclar os seus conhecimentos e depois repassá-los para os alunos. Vamos programar as visitas e informar para as escolas”, explicou Marcia Palma.

Sobre a Fundação Planetário

A Fundação Planetário conta com duas unidades em funcionamento: Gávea e Santa Cruz. Na Gávea o visitante tem acesso ao Museu do Universo com exposições e a Biblioteca Giordano Bruno, com 2,5 mil livros, além do Espaço Galileu, Praça dos Telescópios e as cúpulas Carl Sagan e Galileu Galilei.

Já o Planetário de Santa Cruz foi inaugurado em 2008 e teve o primeiro planetário digital público instalado no Brasil, promovendo Sessões de Cúpula para os moradores da região.



Edição anterior (1584):
quarta-feira, 13 de março de 2019
Ed. 1584:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1584): quarta-feira, 13 de março de 2019

Ed.1584:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior