Edição anterior (1960):
segunda-feira, 23 de março de 2020
Ed. 1960:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1960): segunda-feira, 23 de março de 2020

Ed.1960:

Compartilhe:

Voltar:


  Olimpiadas

Tóquio-2020

Pela primeira vez COI admite adiar Olimpíadas de Tóquio por coronavírus

Comitê Olímpico Internacional define até 4 semanas para decisão sobre data das Olimpíadas marcadas originalmente para julho e agosto

João Romariz* , Maíra Nunes – Coreio Braziliense

Após pressão de atletas e comitês esportivos de vários países, o Comitê Olímpico  Internacional (COI) definiu que em até quatro semanas tomará uma decisão sobre a data dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, previstos inicialmente para começarem em 24 de julho. Em reunião de emergência realizada neste domingo (22/3), a entidade  descartou um cancelamento dos Jogos Olímpico de Tóquio, mas admitiu pela primeira vez desde o começo da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que pode adiar o maior evento multi-esportivo do mundo. 

Há sugestões de que as Olimpíadas sejam remarcadas para o final deste ano, para 2021 ou até para 2022. Em todos os discursos do COI até o momento, a entidade sempre ressaltou a confiança nos organizadores japoneses, mas o aumento da disseminação e as consequências do Covid-19 em vários continentes fez o comitê executivo da entidade dar o braço a torcer e admitir repensar os planos.

"Por um lado, há melhorias significativas no Japão, onde as pessoas recebem calorosamente a chama olímpica. Isso poderia fortalecer a confiança do COI nos anfitriões japoneses de que o COI poderia, com certas restrições de segurança, organizar os Jogos Olímpicos no país, respeitando seu princípio de salvaguardar a saúde de todos os envolvidos", disse o COI, em comunicado neste domingo.

"Por outro lado, há um aumento dramático de casos e novos surtos de Covid-19 em diferentes países em diferentes continentes. Isso levou o CE à conclusão de que o COI precisa dar o próximo passo em seu planejamento", ponderou a entidade máxima que rege os esportes olímpicos no mundo. O COI ainda pontuou que vários locais necessários para os Jogos podem não estar disponíveis em função da pandemia. 

As reclamações de atletas e dos comitês dos países era o curto tempo de treinamento e o cancelamento de campeonatos a nível internacional. Além dos torneios classificatórios para as várias modalidades registradas no programa olímpico. 

Confira a nota oficial do Comitê Olímpico Internacional aqui. 

 



Edição anterior (1960):
segunda-feira, 23 de março de 2020
Ed. 1960:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1960): segunda-feira, 23 de março de 2020

Ed.1960:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior