Edição anterior (2051):
segunda-feira, 22 de junho de 2020
Ed. 2051:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2051): segunda-feira, 22 de junho de 2020

Ed.2051:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Pessoas devem ficar atentas às doenças características do inverno

Thaciana Ferrante – especial para o Diário com informações da Fiocruz


 Neste sábado (20), teve a início a estação mais fria do ano. O inverno segue até o dia 22 de setembro e tem a diminuição de chuvas como uma das principais características. Como consequência o número de queimadas aumenta consideravelmente e essa junção de fatores favorece o aparecimento de diferentes doenças. A maior parte delas é transmitida por bactérias, fungos e vírus. Além disso, a estação pode influenciar na imunidade das pessoas e facilitar o surgimento de patologias como gripe Influenza, resfriado com coriza aguda, dermatites causadas pela exposição ao frio, pneumonias, bronquites, asmas e meningite, dentre outras.

Para evitar alguns destes problemas é importante que as pessoas lavem sempre as mãos, evitem mudanças bruscas de temperatura (choque térmico) como sair com os cabelos molhados após banho quente, cubram as extremidades do corpo e o pescoço (luvas, meias e cachecóis), agasalhem adequadamente as crianças e optem por líquidos não gelados.

No caso das doenças cujo contágio se dá pelo ar e por partículas de secreção, deve-se evitar aglomerações, locais fechados, manter os ambientes arejados, cobrir a boca com lenço ao tossir ou espirrar e estar com a vacinação em dia. Estas recomendações se fazem ainda mais necessárias diante do cenário pandêmico que o mundo enfrenta em decorrência do novo coronavírus.

Ao Portal Fiocruz, o coordenador do Serviço Técnico Programático (Núcleos TécnicosNT), Eduardo Netto, destacou a importância da prevenção. “As pessoas, em geral, procuram tratamento depois que adoecem, quando o ideal é a medida preventiva, como os cuidados e a vacinação”, declarou. Vale ressaltar que essas doenças, se não forem tratadas adequadamente, podem evoluir para sinusites, otites, amigdalites e laringites.



Edição anterior (2051):
segunda-feira, 22 de junho de 2020
Ed. 2051:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2051): segunda-feira, 22 de junho de 2020

Ed.2051:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior