Edição anterior (1485):
terça-feira, 04 de dezembro de 2018
Ed. 1485:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1485): terça-feira, 04 de dezembro de 2018

Ed.1485:

Compartilhe:

Voltar:


  Política

Petição contra 23 cadeiras na Câmara tem 4 mil assinaturas

Iniciativa do Partido Novo pretende ampliar o debate sobre a possibilidade de ampliação

Philippe Fernandes

 

A petição online apresentada pelo partido Novo contra o aumento do número de vereadores - a cidade hoje conta com 15, mas o teto constitucional para o município é de 23 cadeiras - já tem a adesão de mais de quatro mil pessoas. Apesar de não haver uma proposta formal neste sentido e os vereadores terem garantido em sessão que o assunto não está na pauta, os idealizadores da proposta identificaram uma movimentação para que o tema seja analisado.

- Eles dizem que não há proposta nesse sentido, mas estamos sentindo que há uma articulação para que isso seja votado. Por isso, acreditamos que o debate deva ser feito de forma aberta e transparente, para esclarecer à população sobre a proposta - diz Leonardo Sultani, filiado ao Novo e um dos organizadores do movimento.

De acordo com Sultani, a ampliação do número de vereadores pode representar aumento dos gastos.

- Com essa mudança, teremos a ampliação do número de assessores, motoristas, e por aí vai. Esse recurso poderia ser economizado e devolvido para a Prefeitura investir no que realmente interessa para o cidadão, como creches, postos de saúde, e por aí vai - disse.

Ele refuta o argumento de que não haveria alteração em função do Orçamento da Câmara ser definido por legislação federal.

- O que a lei estabelece é um teto, mas não há a necessidade de usar todo o recurso. Para nós, só faz sentido a aplicação total da verba se o serviço for ao encontro dos anseios da população, o que não ocorre hoje. Se, dos 6% que são repassados obrigatoriamente, a Câmara consegue se manter com 4%, ela deve repassar os outros 2% para a Prefeitura poder investir em serviços públicos  - destacou.



Edição anterior (1485):
terça-feira, 04 de dezembro de 2018
Ed. 1485:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1485): terça-feira, 04 de dezembro de 2018

Ed.1485:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior