Edição anterior (2083):
sexta-feira, 24 de julho de 2020
Ed. 2083:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2083): sexta-feira, 24 de julho de 2020

Ed.2083:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Petrópolis Iluminada: 450 luminárias de LED já instaladas nos bairros

Ao mesmo tempo, os equipamentos substituídos estão sendo reciclados e instalados em locais sem iluminação pública

 

O programa Petrópolis Iluminada já fez a instalação de 450 luminárias de LED em São Sebastião, Posse, Atílio Marotti, Siméria e Bairro da Glória – neste último, o serviço está em andamento. Mas além desse trabalho, que torna a rede iluminação pública mais eficiente, também está sendo feita extensão de rede reaproveitando os equipamentos que deram lugar ao LED. Nesta quinta-feira (23/07), por exemplo, a Rua Crescêncio da Costa, em Itaipava, recebeu 13 novos pontos de luz.

Para dar lugar ao LED, os funcionários destacados para o serviço retiram luminárias, braços de sustentação e reatores. Todos esses equipamentos passam por reciclagem e limpeza e serão usados agora em ruas e servidões, também nos bairros.

“Iluminação significa segurança e tranquilidade para os moradores e o serviço que estamos fazendo agora é uma forma de avançar em duas frentes nessa questão: primeiro, com o LED, que proporciona uma iluminação melhor, agora também nos bairros, e ao mesmo tempo, estamos estendendo a rede, ou seja, levando a iluminação para mais moradores que ainda não eram atendidos”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

“Esses pontos que estão sendo colocados agora para fazer a extensão da rede ficavam em ruas do Centro e foram retirados para a instalação do LED. Depois da retirada, eles não são inutilizados, ao contrário, reaproveitamos em outros locais que já tem rede elétrica e precisava apenas do ponto de luz. Dessa forma, atingimos ainda mais a população”, explica a secretária de Serviços, Karina Bronzo.

O mesmo processo vai acontecer com a fase atual do Petrópolis Iluminada. Os equipamentos retirados dos bairros serão reciclados e vão atender locais que ainda não contam com iluminação pública. O cronograma prevê a substituição de mais de 1,7 mil pontos em 28 bairros até novembro. Nesta quinta, por exemplo, o trabalho de instalação de LED teve sequência na Rua Nossa Senhor da Glória (Bairro da Glória).

O serviço de instalação de LED realizado agora é fruto de um planejamento feito pelo Departamento de Iluminação Pública, que levou em consideração os índices de iluminação estabelecidos pela ABNT para cada tipo de rua atendida. Lâmpadas comuns com potências 70 a 250 watts estão sendo substituídas por luminárias de 50 a 180 watts – ou seja, reduzem o gasto de energia. Além disso, esses equipamentos têm maior durabilidade, demandando menos manutenções. Por esses dois fatores, a estimativa é que a economia com as 1,7 mil luminárias instaladas neste momento passe de R$ 100 mil em um ano.



Edição anterior (2083):
sexta-feira, 24 de julho de 2020
Ed. 2083:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2083): sexta-feira, 24 de julho de 2020

Ed.2083:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior