Edição anterior (2452):
quarta-feira, 28 de julho de 2021
Ed. 2452:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2452): quarta-feira, 28 de julho de 2021

Ed.2452:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Petrópolis sediará encontro para discutir reativação de consórcio de Saúde entre municípios

Secretários de Saúde da região Serrana irão cobrar explicações sobre distribuição de vacinas


 

Unir forças para melhorar a estrutura para atendimento de Saúde em municípios da Região Serrana. Com este objetivo, secretários de Saúde de 12 municípios do Estado do Rio se reuniram segunda-feira (26.07) em Nova Friburgo. Durante a reunião do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ), foram discutidas questões comuns aos gestores da Saúde de todos os municípios da região, como os critérios que vem sendo adotados pelo Estado para a distribuição de vacinas, a possibilidade de criação de uma carteira de serviços a serem compartilhados entre os municípios e a interlocução entre os representantes para a reativação de um consórcio de Saúde entre municípios da região.

“Petrópolis sediará em agosto um novo encontro, entre secretários com a presença de prefeitos para formalizar a reativação do Consorcio de Saúde entre os municípios. A união de forças entre os municípios vem sendo buscada pelo do prefeito Hingo Hammes e é fundamental para fortalecermos os municípios nas reivindicações para a região. A reativação do consórcio é um passo importante neste sentido”, destaca o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, que propôs que a próxima reunião seja realizada em Petrópolis.

“Será um encontro importante para afinarmos a reativação do consórcio. Esta interlocução entre os municípios é fundamental para fortalecermos o serviço de saúde na região. A reunião de hoje foi bastante produtiva, tivemos aqui a presença de secretários de Saúde 12 município, entre os quais os de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo, três cidades da região que pouco dialogavam e cujo apoio é fundamental para todos os demais municípios”, avalia o vice presidente regional do Cosems, e secretário de Saúde de Bom Jardim, Wueliton Pires.
“Esta regionalização de ações na área de Saúde é muito positiva para todos os municípios, pois evita que os moradores do interior precisem ser encaminhados para serviços na capital ou fora da nossa região”, complementa o diretor regional do Cosems e secretário de Saúde de Teresópolis, Antônio Henrique Vasconcelos da Rosa.
Técnicos dos setores de regulação dos municípios presentes, também apresentaram as demandas e capacidade de atendimentos em diferentes serviços. A intenção é que a partir daí seja criada uma cartilha de serviços a serem compartilhados entre municípios da região.

Municípios irão questionar critérios para distribuição de vacinas

Representantes de todos os municípios apresentaram dados referentes a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em andamento em seus respectivos municípios e fizeram questionamentos quanto aos critérios que vem sendo adotados pelo Estado para a distribuição das vacinas. Diante da manifestação de preocupação dos secretários com a desigualdade na distribuição de doses, o Conselho também questionará ao Estado em relação aos critérios que vem sendo adotados para a distribuição de vacinas entre os municípios, bem como sobre as notas técnicas para utilização das doses. “Vamos reivindicar que a distribuição de doses seja feita de forma igualitária e proporcional ao número de habitantes de cada município, pois isso é fundamental para que seja possível aos municípios cumprir um calendário único de vacinação”, explica o diretor regional do Cosems, Antônio Henrique Vasconcelos da Rosa.
A reunião teve a presença de representantes de Secretarias de Saúde dos municípios Trajano de Moraes, Cordeiro, Guapimirim, Carmo, Bom Jardim, Teresópolis, Sumidouro, Friburgo, Cachoeira de Macacu, Macuco e Santa Maria Madalena.



Edição anterior (2452):
quarta-feira, 28 de julho de 2021
Ed. 2452:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2452): quarta-feira, 28 de julho de 2021

Ed.2452:

Compartilhe:

Voltar: