Wesley Fernandes - especial para o Diário
O conjunto de ações da Prefeitura para proteger a população contra a pandemia do novo coronavírus e monitorar o comportamento da doença no município tem obtidos bons resultados. Prova disso é que Petrópolis ultrapassou a marca de 7 mil pacientes recuperados da covid-19, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde dessa quarta-feira (18).
Das 8.488 pessoas infectadas pela doença, 7.034 estão recuperadas, o que representa um percentual de cura de 82,87%. Esse número se refere às pessoas que estiveram internadas nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e que, hoje, não apresentam mais os principais sintomas da doença.
De acordo com o boletim epidemiológico, até o momento foram realizados 73.933 testes na cidade. Desses, 64.749 resultaram negativo, 8.488 positivos e 696 estão em análise, entre PCR e testes rápidos. Há 56 pacientes internados na cidade, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste. O total de óbitos é de 292 desde o início da pandemia, em março.
Nesta quarta-feira (18), o município contabiliza pelo SUS 16,67% dos leitos clínicos e 25,71% de UTI ocupados com pacientes infectados com coronavírus. A Prefeitura ressalta que os números de pacientes internados são referentes a todos os hospitais de Petrópolis, incluindo os particulares. Já a taxa apresentada na tabela identifica a ocupação dos leitos disponibilizados somente pelo SUS. Por essa razão, mesmo que haja oscilação no número de internados, não necessariamente a taxa de ocupação será alterada.
Veja também: